Receba nossa Newsletter: Nome Email

Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

CIRCUNSTÂNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS / Ricardo Quintão Vieira / Vanessa Ribeiro Neves / Maria Cristina Sanna

A presente obra é fruto de uma pesquisa acadêmica realizada na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo que gerou uma dissertação de mestrado, defendida e aprovada em 2016 por meio de banca examinadora. O pesquisador Ricardo Quintão Vieira teve a orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Sanna e coorientação da Profa. Dra. Vanessa Ribeiro Neves. Por se tratar de conteúdo histórico baseado em depoimentos orais, optou-se em publicar grande parte da dissertação no formato de livro, veículo de comunicação acadêmica que permitiu manter a integridade das falas, das discussões e das reflexões. Essa riqueza de conteúdo seria limitada e até certo ponto ingrata com os entrevistados e a própria instituição estudada, caso se optasse em recortá-la em partes para se publicar em veículos tradicionais, como anais de congresso e artigos de periódicos científicos. Nesses formatos, ainda que importantes para a construção científica, haveria o risco de se perder a integralidade do estudo de um objeto de pesquisa de modo profundo, peculiar e único. Assim, entendeu-se que o formato do veículo de comunicação deve acompanhar o conteúdo a ser divulgado, respeitando-se a sua singularidade. Além disso, a presente obra permitiu inserir imagens inéditas sobre materiais produzidos pela Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem (Sobragen), o que enriqueceu a descrição histórica e documental da obra original.

Ricardo Quintão Vieira - Mestre e doutorando da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Enfermeiro de Saúde Pública do município de Suzano (SP).

Maria Cristina Sanna - Mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Orientadora da pesquisa.

Vanessa Ribeiro Neves - Doutora em Ciências (2014), especialista em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem (2004) e graduada em Enfermagem (2000) pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP). Atualmente é docente do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da EPE-UNIFESP. Coorientadora da pesquisa.

Serviço:

Circunstâncias Sócio-Históricas da Criação da Sociedade Brasileira de Gerenciamento de Enfermagem
Ricardo Quintão Vieira
Vanessa Ribeiro Neves
Maria Cristina Sanna

Scortecci Editora
Administração
ISBN 978-65-5529-509-2
Formato 14 x 21 cm
196 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home