Receba nossa Newsletter: Nome Email
                   
Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

NOTAS SOBRE MÉDICOS DO PASSADO MATO-GROSSENSE / Fernando Tadeu de Miranda Borges / Maria Adenir Peraro / Maria Carlona de Almeida Duarte

Ao longo do tempo observamos grandes transformações. A medicina evoluiu com a assepsia e antissepsia, anestesia, antibióticos, vacinas, transplantes, quimioterapia, procedimentos minimamente invasivos, procedimentos por imagens, próteses, robótica e imunoterapia. Relevante mencionar a importância dos Hospitais Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, Hospital Geral e posteriormente Hospital Santa Helena, para a população e os cursos de Medicina de Mato Grosso. Inegável ressaltar que, em 1980, começou o Curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso e, em 1984, o Hospital Universitário Júlio Müller, exercendo, ambos, importantes papéis na formação de profissionais e cidadãos qualificados e competentes para atender a população. Homenageamos os médicos do passado e do presente em Mato Grosso na pessoa do cirurgião Benedito Canavarros, qualificado médico mato-grossense, formado pela Faculdade Nacional de Medicina, da Praia Vermelha, antiga Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, e que deixou-nos de legado o compromisso com a saúde das pessoas. A participação dos membros da diretoria da Academia de Medicina de Mato Grosso e do atual Presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), Vicente Herculano da Silva, foram vitais para que este livro fosse relançado.
Márcio Canavarros Serra - Presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso

Em 18 de dezembro de 2006, um pequeno grupo de médicos, sob a liderança de Vicente Herculano da Silva, criou a Academia de Medicina de Mato Grosso. Foi mais uma importante ferramenta para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão no nosso estado. Passados quinze anos da sua implantação, somos reconhecidos em todo o território nacional, e a Academia de Medicina de Mato Grosso, na Presidência de Márcio Canavarros Serra, brinda a todos com a reedição do livro Notas sobre médicos do passado mato-grossense de Fernando Tadeu de Miranda Borges, Maria Adenir Peraro e Maria Carolina de Almeida Duarte, cuja leitura recomendo. Neste ano de 2021, nosso colega Vicente Herculano da Silva ocupa a Presidência da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM). Vamos, portanto, continuar trabalhando em benefício da ciência médica comprovada para a humanidade.
Gabriel Novis Neves - Primeiro Presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso

O conteúdo deste livro não se esgotará na pena habilidosa, fecunda e indagativa dos autores, mas deve ainda servir de incentivo aos futuros pesquisadores em busca das vertentes que embasaram a vida dos heróis médicos em Mato Grosso. A Academia de Medicina de Mato Grosso, em meu nome e dos associados acadêmicos, se irmanou ao espírito dos autores, dos compiladores de fatos e feitos históricos que, com uma plêiade de pensadores de vários ramos do conhecimento na região, produzem trabalhos que trazem à memória esses acontecimentos, pilastras mestras do surgimento deste novo e pujante Mato Grosso. Novos tempos, novas tecnologias ameaçam o equilíbrio e o balizamento da vida humana neste século 21. Que venham, apesar das ameaças, as transformações, pois haverá, enquanto a civilização existir, o contraponto das excepcionais qualidades de sabedoria, sensibilidade, equilíbrio, prudência, espírito público e humanização que são marcas de nossos antepassados.
Vicente Herculano da Silva - Segundo Presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso

Serviço:

Notas Sobre Médicos do Passado Mato-Grossense
Fernando Tadeu de Miranda Borges
Maria Adenir Peraro
Maria Carolina de Almeida Duarte

Scortecci Editora
Medicina
ISBN 978-65-5529-501-6
Formato 14 x 21 cm 
140 páginas
2ª edição - 2021

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home