Receba nossa Newsletter: Nome Email

Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

POESIA HAIKAI / Flávia Alice Zogbi

Nesta obra conto sobre as poesias haicai brasileiras, latinas e as antigas japonesas. Tive o prazer de incluir duas brasileiras e duas japonesas. As mulheres também sabem fazer poesia haicai. O haikai, ou haicai, como é escrito no Brasil, já existe há mais de um século, de quando os japoneses começaram a vir para as regiões brasileiras fugidos da guerra que ocorria em seu país contra os chineses. O haikai como é falado no Japão apareceu no século XIII com os primeiros poetas, como Bashô, que deixou sua marca.
O haikai é tão simples que pode ser escrito por crianças, mas também é um verdadeiro esboço de muito estudo e dedicação para os adultos. Geralmente evoca em sua narrativa a exploração da vida, procurando criar uma imagem de algum pequeno momento, ligado à natureza de alguma forma. Apesar de muitos poemas expressarem um tom melancólico, também podem manifestar humor e diversão.

O calor
Venta muito
Mas o inverno chegou
O tempo mudou

Boa leitura!

Flávia Alice Zogbi fez duas faculdades, Psicologia e Letras, e também é especialista em espanhol. Nos anos 90 escreveu seu primeiro livro, Vindas Vida Idas, de autoajuda, filosófico e espiritual. Em 2008 sofreu uma grave doença, artrite, que a deixou em cadeira de rodas. Em 2016, deixou de dar aulas para dedicar-se totalmente a escrita. Escreveu: Caminhos de Pedra, Terra e Areia. Caminhos de uma Vida, também em espanhol, que fez sucesso em Buenos Aires. Refez a obra Vindas Vida e Idas com mais conhecimento para ajudar as pessoas. Participou das antologias Silêncio das Palavras, Construtor de Amigos e Minuto de Tudo, e escreveu também o romance Caminhos de Arte e de Amor. E agora lança seu novo livro de Poesia Haikai e Literatura. Este livro nos conta sobre autores japoneses importantes que foram a base do haikai, autores brasileiros e, por fim, autores de países latinos, como Argentina e México, entre outros. O que a autora pretende destacar são as mulheres, papel importante na poesia de todos os gêneros e, neste livro, no haikai, que quando vai para o Brasil, passa a chamar-se haicai. Mulheres como Cecília Meireles, Fanny L. Dupré, Alice Ruiz e japonesas que vivem aqui nesta linda terra, Brasil. Boa leitura!

Serviço:

Poesia Haikai
Flávia Alice Zogbi

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-510-8
Formato 14 x 21 cm 
84 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home