Receba nossa Newsletter: Nome Email
                   
Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

LIÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO - VOLUME 1 / Ivan Dias

SOBERANIA NACIONAL se constrói com o aproveitamento do conhecimento NACIONAL promovido por recursos humanos NACIONAIS existentes nas diferentes regiões do país e em universidades, institutos de pesquisa públicos e privados e no “chão de fábrica” de empresas NACIONAIS, no desenvolvimento de tecnologias e inovações NACIONAIS sendo utilizadas por empresas NACIONAIS na produção de bens competitivos de complexidade tecnológica. Na falta de um Projeto de Desenvolvimento nacional, minimamente consensual, é necessário induzir, incentivar, promover e criar os Sistemas de Desenvolvimento Locais. Do autor

Neste livro, Lições sobre desenvolvimento, volume 1, estão os primeiros 69 textos da Coluna Ivan Dias, publicadas pelo autor, Ivan Frederico Lupiano Dias, semanalmente, no jornal Boca do Povo, de Sete Lagoas (MG), no período de março de 2019 a setembro de 2020, sobre o tema desenvolvimento e inovação. Procurou-se, ao longo dessas publicações, repassar aos leitores as opiniões e experiências do autor nas iniciativas de desenvolvimento ocorridas em Londrina (PR) e em outras cidades e, também, a opinião e experiência de pessoas que participaram e estão participando do rico processo em construção de um Ecossistema de Inovação, que o autor denomina mais genericamente “Sistemas de Desenvolvimento Locais (SDLs)”, na cidade de Londrina. Na coluna, ainda em andamento, e chegando à sua 125ª edição no momento da publicação deste livro, são entrevistados empresários ligados a empresas mais tradicionais ou mais inovadoras, pequenos empreendedores, políticos, professores, pesquisadores de diferentes instituições universitárias e de pesquisa e de formação profissional, estudantes, sobre o processo de desenvolvimento que ocorreu e ainda está ocorrendo em Londrina e em outras partes do país e do mundo.

Ivan Dias tem 68 anos, é natural de Sete Lagoas, Minas Gerais, e reside atualmente em Londrina, Paraná, onde atuou, por 35 anos, como professor no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi Chefe do Departamento de Física, Pró-Reitor de Recursos Humanos, Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Diretor de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Presidente do Consórcio da Incubadora Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (INTUEL) e dirigente da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (ADETEC). Atualmente aposentado, atua na Comissão de Inovação do Ecossistema de Inovação em Saúde. Desenvolve trabalho em prol do desenvolvimento da UEL e de Londrina no tema inovação desde 1992. Já teve reconhecimento de seu trabalho em prol do desenvolvimento local em três ocasiões: pela Câmara Municipal de Londrina, em outubro de 1998, quando recebeu o Diploma de Sócio-Fundador Emérito da ADETEC; pela TOP MARCAS de Londrina em 2011, como TOP PERSONALIDADE em Inovação; e pela Assembleia Estadual do Paraná (ALEP), com Voto de Congratulações e Menção Honrosa concedido “pela participação marcante nos debates, planejamentos e projetos com enfoque no desenvolvimento socioeconômico de Londrina e Região Norte do Paraná” em 26 de fevereiro de 2019. Outros livros do autor: Introdução aos semicondutores e suas aplicações tecnológicas (2005), Contribuições para o desenvolvimento de Londrina (2011), Polímeros semicondutores (2012), Reflexões sobre universidade e desenvolvimento (2019). Escreve a Coluna Ivan Dias, com o tema Desenvolvimento, desde março de 2019, no jornal Boca do Povo, de Sete Lagoas (MG).

Serviço:

Lições Sobre Desenvolvimento
Volume 1
Ivan Dias

Scortecci Editora
Desenvolvimento
ISBN 978-65-5529-616-7
Formato 16 x 23 cm 
148 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home