Receba nossa Newsletter: Nome Email
                   
Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

CORAÇÃO DE POETA / Serafina Sardinha

A poesia é como a música e a pintura: nos eleva, enleva, encanta e nos faz melhores, mais sábios, capacitando-nos a enxergar e compreender a beleza do existir. E Serafina Sardinha nos brinda com mais um livro, agora de pura poesia: Coração de poeta, no qual canta e apreende a magia secreta que habita cada ser, cada fato, por mais singelo e corriqueiro que seja. Permite-nos mergulhar em sua sensibilidade, por vezes serena ou vibrante, por vezes filosófica e crítica da realidade. Por seus versos, navegamos por quadrantes específicos como “Cantinho do coração”, espaço reservado aos netos amados – alegria maior de sua existência, frutos de seus frutos –, onde sentimos o palpitar perene da continuidade da vida. Em “(em pedacinhos)”, vislumbram-se facetas do sentir e entender a vida, como em uma cantiga de roda – puro encantamento, sem abandonar a beleza e o sentido profundo das coisas –, só possível a um coração de poeta. Completa-se a viagem do leitor na “segunda parte” da obra, trazendo-nos à mente o ensinamento do mexicano Octavio Paz Lozano, prêmio Nobel de Literatura de 1990: “Se os líderes lessem poesias, seriam mais sábios”, mas ouso expandir esse pensamento para todo cidadão do mundo. Apreciando sua criação literária, a escritora Serafina nos desvela essa verdade. Recebamos, pois, mais este presente que temos nas mãos: são ensinamentos de uma existência bem vivida, com beleza, sentimento e sabedoria.
Lúcia de Fátima Marques - Licenciatura em Língua Portuguesa e Direito pela UFMG

Sempre desejei escrever livremente o que sinto, o que penso e agora coloco este livro de poesia em suas mãos sem nenhum receio. Aos oitenta e quatro anos a perspectiva é outra. Eu, minhas netas e amigos trabalhamos nele, cada qual a seu modo, mas deixando impressa a marca de nossos corações e de nossa mente numa maravilhosa união. Desde criança me encantei com a lindeza da vida, pisei em nuvens enquanto meus pés se arrebentavam no asfalto. Cada um é como é. Nasci poeta e poeta não é gente, é ser à parte, diferente... Nasci poeta, repito, conversava quando menina com as pedras enormes que se agigantavam aos meus olhos de criança, falava com a chuva sobre o barulhinho que fazia quando brincava de correr sobre os telhados! Hoje, ainda falo com as nuvens, as plantas, as estrelas, o sol... Um falar questionador, olho com olhos de ver, de sentir. Vejo não apenas as nuvens leves de minha infância, mas também as tempestades quando se aproximam... O riso enfeita a vida! Vamos rir mais, brincar mais, ter tempo de ser feliz!
A Autora

Serafina Mendanha Sardinha nasceu em Sabará (MG), perto da ponte de ferro que fica sobre o leito do Rio das Velhas, recebendo daquela terra o verde-esmeralda de seus olhos e o dom da poesia. Antes de publicar seu primeiro livro escrevia em qualquer pedaço de papel que encontrava pensamentos e versos. Não sonhava ser escritora nem publicar um livro, e sua vida profissional tomou rumo diferente. Estudou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se formou em Direito. Em 1982 publicou o primeiro livro, Metamorfose, de poesia; o segundo, o romance O fio da meada, em 2006; em 2010, o delicioso livro de contos Olhos fundos olhando o mundo; em 2012, veio a obra Deseja ser escritor, publicar um livro?, um guia para quem deseja voar como os pássaros, escrever no espaço de si mesmo; em 2013, mais um romance, A menina e o burro, no qual o universo feminino é resgatado pela simplicidade de uma mulher que traz em si forte desejo de liberdade. O sexto livro, Joana, é a história de uma mulher que se encontra numa encruzilhada. Terá ela poder de escolha? Em 2019, temos o intrigante livro de contos Quem viu Larissa?, cujo lançamento foi adiado por causa da pandemia. Serafina nos brinda agora em 2021 com seu oitavo livro, Coração de poeta.

Serviço:

Coração de Poeta
Serafina Sardinha

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-602-0
Formato 14 x 21 cm
116 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home