Receba nossa Newsletter: Nome Email
                   
Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

CORRIDA DE RUA: 70 LIÇÕES PARA O TREINADOR / Antonio Luiz Cury de Mello

Se no seu livro anterior, Preparação de corredores de provas de rua de A a Z, o propósito do professor Cury foi apresentar a teoria empregando uma linguagem acessível, muito mais próxima da utilizada pelos treinadores do que a que é praticada nos ensaios acadêmicos, a intenção agora foi produzir, de forma objetiva, um guia prático para ser consultado no dia a dia de trabalho do personal trainer de corredores de provas de rua. Nesta obra, é retratado o papel do treinador, suas relações com o corredor desde o primeiro encontro e os cuidados necessários com um público especial (mulheres, idosos, obesos, diabéticos). São apresentadas as aplicações práticas dos princípios do treinamento, as alternativas para a escolha da melhor forma de periodizar e as recomendações sobre a prescrição das atividades em cada mesociclo, além de uma orientação sobre como utilizar cada um dos métodos de treinamento. Também foram incluídas as recomendações de nutricionistas esportivos, os procedimentos práticos da preparação técnica e as características das principais provas de rua, entre outros temas essenciais para a preparação de fundistas. Mais uma vez o autor procurou, sem abrir mão da perspectiva científica que a matéria exige, registrar os saberes construídos pela sua vivência prática, pelo seu convívio com grandes treinadores e por toda sua trajetória profissional. Excelente leitura para os interessados no assunto e material obrigatório para os jovens treinadores.

O número de corredores de provas de rua é, atualmente, quatro vezes maior do que era há vinte anos e, como consequência, é maior também o mercado de trabalho para o treinador. O personal trainer precisa, porém, estar preparado para trabalhar com o corredor de hoje, que é esclarecido, bem-informado, exigente quanto à qualidade do trabalho do técnico, e deseja ser ouvido, ter suas dúvidas esclarecidas, sentir segurança em relação às prescrições do treinador e ver os resultados prometidos se concretizarem. Por esses motivos é que ele trocou a preparação baseada em planilhas genéricas de algum aplicativo de celular por um coach, que deve ser capaz de planejar o treinamento considerando a individualidade biológica, a especificidade dos objetivos, a condição física inicial, as avaliações de controle, o IMC, a idade, o gênero, as dificuldades técnicas e o estado apresentado pelo corredor durante o treino, entre outras variáveis. Estar à altura dessa demanda é, portanto, o grande desafio do treinador.

Antonio Luiz Cury de Mello - É treinador de corredores amadores e professor de Atletismo da Faculdade de Educação Física do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro desde 2005. Pós-graduado pela USP e com especialização na FEC, realizou vários cursos e estágios internacionais. Foi técnico de Atletismo da Universidade Mackenzie e professor da Faculdade de Educação Física da Osec, da Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul, da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e da Faculdade de Educação Física da Unisa. Foi Diretor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Santo Amaro, Coordenador da Educação Física do Mackenzie Tamboré e Chefe do Departamento de Pós-Graduação da ESEF de São Caetano do Sul. É autor do livro Preparação de corredores de provas de rua de A a Z (Scortecci Editora, 2020). Em 2019 foi homenageado pelo CREF-SP por sua trajetória profissional e pela sua contribuição para a Educação Física e para o Esporte.

Serviço:

Corrida de Rua:
70 Lições Para o Treinador
Guia Prático Para o Dia a Dia
Antonio Luiz Cury de Mello

Scortecci Editora
Corridas
ISBN 978-65-5529-608-2
Formato 16 x 23 cm
160 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home