Receba nossa Newsletter: Nome Email
                   
Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

CAPA DE LUXO E MORALIDADE MASCULINA / Adriana London

Capa de Luxo - Lauro Mendonça Penteado decidiu se casar. Decidiu se casar pela quarta vez e não se importa com o que os amigos, conhecidos, parentes ou colegas pensam a esse respeito. Nunca se importou com a opinião dos outros desde a adolescência; assim, alcançou as notas máximas na escola, na faculdade, na pós-graduação, no mestrado, no doutorado; assim, também sempre atingiu seus objetivos empresariais e colocou sua empresa entre as mais celebradas, comentadas e publicadas como modelo nas revistas especializadas no assunto. Mas toda essa competência e eficiência não necessariamente tinha que ver com sua habilidade em lidar com as pessoas – um modo muito singular, quase excêntrico e que, talvez, dessa vez, tivesse encontrado em Lívia, a futura quarta esposa –, considerada pelos amigos totalmente inadequada, uma resposta perfeita aos anseios dele como homem.

Moralidade Masculina - Que homem nunca se imaginou casado com uma garota de programa? Que homem nunca desmaiou no casamento do melhor amigo? Que homem nunca socou o nariz do amigo por enganar sua prima? Que mulher bonita e inteligente nunca comprou um livro de auto-ajuda sobre como entender os homens? Que mulher nunca sentiu dúvidas sobre um paquera: “Será que ele é...”? Que mulher nunca se arrependeu de ter-se casado? “Moralidade Masculina” conta a história de três amigos envolvidos em cenas hilárias em sua tentativa de “acertar” no amor.

Adriana Abuassi é escritora, poetisa e artista plástica. Mestra em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo – USP (2006), tendo defendido a tese Filmando música – pesquisa original em que analisa as linguagens musical, pictórica e cinematográfica com o fim de produzir traduções intersemióticas, resultando na criação do conceito de “cartografia fílmica” e na produção de uma obra visual feita com computação gráfica publicada na revista Casa Vogue, Edição Especial Quartos, em 2012. Adotou o nome artístico Adriana London por sua admiração pelo grande escritor norte-americano Jack London. Adriana já foi entrevistada no Programa Nossa Língua Portuguesa da TV Cultura, pelo renomado Prof. Pasquale Cipro Neto, e também na Rádio Jovem Pan, pelo grande poeta e crítico literário Álvaro Alves de Faria.

Sobre a Capa: A obra apresenta uma composição de retratos de personagens imaginários. Cada cabeça em uma “janela” colorida representa uma máscara ou persona. Embora exista uma diversidade de formas faciais e a tonalidade das cores apresente contrastes, os olhos estão sempre fixos diretamente no observador: vivem preocupados em como serão vistas pelos outros. Em outras palavras, a artista baseou-se no conceito de máscara ou persona, de Carl Gustav Jung, e na rede social chamada Facebook (álbum de retrato). Aqui a máscara não tem sentido de falsidade ou de perfil fake (perfil falso). Note-se que os rostos são petrificados como esculturas: apresentam a rigidez própria de uma máscara – sempre igual em qualquer situação, o que empobrece muito o modo de se resolver problemas ou relacionar-se com os outros. Nas redes sociais, as pessoas usam máscaras constantemente e, em alguns casos, são literalmente personagens fictícios que usam para apresentar-se aos observadores. Elas não apenas iludem aos outros, mas a si mesmas, uma vez que muitas delas passam a acreditar e sustentar (com grande prejuízo psicológico e energia emocional) a persona que inventaram. É claro que existe um acordo tácito como um código de honra (desonra) implícito entre muitos usuários: eles sabem quem está fingindo, pois eles mesmos fingem e sabem que quem finge sabe que fingem... Assim, a obra retrata bem as complexidades psicológicas que os personagens de ambos os romances do presente volume enfrentam por tentarem viver todo o tempo através de suas respectivas máscaras.

Serviço:

Capa de Luxo e Moralidade Masculina
Adriana London

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-65-5529-630-1
Formato 14 x 21 cm 
156 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home