Receba nossa Newsletter: Nome Email
                   
Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

NOVAS INTERPRETAÇÕES REFERENTES Á FORMAÇÃO E À VIDA DO POVO HEBREU / JUDEU PERSONAGENS BÍBLICAS / Orlando Sampaio Silva

“O modelo bíblico/histórico da formação/constituição do povo judeu tem alguns marcos simbólicos, tais sejam: patriarcas / 12 tribos / escravidão no Egito / êxodo / religião / conquista territorial / unificação / juízes/reis / divisão imperial / submissões a povos dominadores / exílios/diáspora.” (à p. 73 deste livro sobre a história dos hebreus/ judeus)

“Trata-se de um livro denso e precioso que apresenta a mais remota história do povo hebreu a partir do Velho Testamento, com incursões na Antiguidade dos mais diversos povos da Terra, situando-nos muito além desta, ainda que de passagem, na Idade Média e nos tempos moderno e contemporâneo. Esta complexa e concisa abordagem permite ao leitor compreender a ‘excepcionalidade histórica’ do povo hebreu/israelita/judeu.”
(trecho à p. 10 do Prefácio de Tania Franco para esta obra de Orlando Sampaio Silva)

“Quando subsistem do passado apenas as lembranças vagas e incompletas que chamamos tradição, isso representa um estímulo especial para o artista, pois então ele se acha livre para preencher as lacunas da lembrança conforme os anseios da sua fantasia e para moldar conforme suas intenções o quadro da época que quer retratar.”
(Sigmund Freud, Moisés e o Monoteísmo. São Paulo: Cia. das Letras, 2018, p. 102)

Orlando Sampaio Silva nasceu em 24 de janeiro de 1932, em Bragança (PA); há 53 anos reside com sua família em São Paulo (SP), Brasil; é advogado (OAB/ SP); antropólogo, membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); mestre e doutor em CS (Antropologia); professor titular (Antropologia), aposentado, da UFPA; membro emérito da Academia Paraense de Ciências; membro efetivo da UBE/SP e correspondente da UBE/RJ; pertence a diversas Academias de Letras, tais como a ACLASP e a ALPAS 21; membro correspondente da APL; autor de artigos e capítulos de livros editados no Brasil e no exterior, cf. um ensaio sobre Herbert Baldus, in Revista de Antropologia, v. 43, n. 2, Depto. de Antropologia da FFLCH-USP, 2000; autor de livros de antropologia e de poesias, cf. a seguir: TUXÁ – Índios do Nordeste, Selo Universidade – Antropologia, Editora AnnaBlume, São Paulo, 1997; Eduardo Galvão – Índios e Caboclos, Editora AnnaBlume, São Paulo, 2007; Índios do Tocantins, Ed. Valer, Manaus, 2009; A Vontade de Potência, Chiado Editora, Lisboa, 2013; Militares na Política do Pará e Outros Registros do Testemunho e da Memória, Editora Paka-Tatu, Belém, 2014; Poemas de Amor e de Vida (este sob o pseudônimo Orlando Torquato Sampaio da Silva), Ed. CBJE, Rio de Janeiro, 2015; Poiesis, Helvetia Editora, Rio de Janeiro, 2016; Pensamento – Vida – Poesia, Helvetia Editora, Rio de Janeiro, 2018; Eros na Poesia, Editora Somar, Porto Alegre, 2018; Episteme e Emoção – Poesias, Scortecci Editora, São Paulo, 2020.

Serviço:

Novas Interpretações Referentes à Formação e à Vida do Povo Hebreu / Judeu:
Personagens Bíblicas
Orlando Sampaio Silva

Scortecci Editora
História
ISBN 978-65-5529-670-9
Formato 14 x 21 cm 
136 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home