Receba nossa Newsletter: Nome Email
                   
Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

O INÉDITO E O LITORAL NA EXPERIÊNCIA PSICANÁLITICA / Alexandre Simões / Flávia Parizi Pedroso Coelho / Jailson Salvador da Silva / Maria Alice Silveira-Batista / Marina Gabriela Silveira

“O litoral é aquilo que instaura um domínio inteiro formando outra fronteira [...] mas, justamente por eles [territórios] não terem absolutamente nada em comum, nem mesmo uma relação recíproca” (LACAN, 1971/2009, p.109).

Em 1971, Lacan inventa o neologismo Lituraterra e tece, a partir daí, considerações importantes no que concerne à letra. “A letra não é... litoral, mais propriamente, ou seja, figurando que um campo inteiro serve de fronteira para o outro, por serem eles estrangeiros, a ponto de não serem recíprocos? (LACAN, 1971/2003, p.18). A letra é, portanto, litoral entre dois campos distintos. Entre sentido e não sentido, há litoral... Entre saber e gozo, há litoral... Entre simbólico e real, há litoral... Nesta borda, a letra carrega consigo a marca do inédito, pois ela é “rasura de traço algum que seja anterior, é isso que do litoral faz terra” (LACAN, 1971/2003, p. 21).
Nesta vertente, a Psicanálise é uma experiência inédita: Uma experiência de litoral. Pela letra litoral que bordejamos a psicanálise no que ela tange de sentido e para além do sentido, que se manifesta nos processos de subjetivação e nos entraves teóricos. A partir do encontro singular com a psicanálise e causados pelo desejo de enveredar, ainda mais, nesta experiência analítica, nos reunimos entorno dessa causa e propusemos esse coletivo inédito e litoral...

Alexandre Simões - Psicanalista, Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Doutor em Filosofia e Teoria Psicanalítica pela UFMG e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG e da FACED (Divinópolis/MG). Criador do canal de transmissão da Psicanálise no Youtube: Alexandre Simões Psicanalista.

Flávia Parizi Pedroso Coelho - Psicóloga pela UEMG, Mestre em Psicologia pela UFSJ, participa dos dispositivos ligados à Escola Brasileira de Psicanálise – EBP/MG, membro fundadora do Litoral Psicanalítico: Pesquisa e Transmissão – Atua, profissionalmente, em Clínica Particular.
flaviaparizipsi@hotmail.com

Jailson Salvador da Silva - Psicólogo pela PUC/MINAS, Mestre em Psicologia pela UFSJ, participa dos dispositivos ligados à Escola Brasileira de Psicanálise – EBP/MG, membro fundador do Litoral Psicanalítico: Pesquisa e Transmissão – Atua, profissionalmente, em Clínica Particular.
jailson_salvador@yahoo.com.br

Maria Alice Silveira-Batista - Psicóloga pela UFSJ, Mestre em Psicologia pela UFSJ, participa dos dispositivos ligados à Escola Brasileira de Psicanálise – EBP/MG, membro fundadora do Litoral Psicanalítico: Pesquisa e Transmissão – Atua, profissionalmente, em Clínica Particular e no Colégio Pentágono – Anglo / Unidade Oliveira.
mariaalicesilveirabatista@gmail.com

Marina Gabriela Silveira - Psicóloga pela UFMG, Mestre em Psicologia pela UFSJ, participa dos dispositivos ligados à Escola Brasileira de Psicanálise – EBP/MG, membro fundadora do Litoral Psicanalítico: Pesquisa e Transmissão – Fundadora e profissional atuante no Veredas: Cultura, Saberes e Ofícios.
marinagabrielasilveira@gmail.com

Serviço:

O Inédito e o Litoral na Experiência Psicanalítica
Alexandre Simões
Flávia Parizi Pedroso Coelho
Jailson Salvador da Silva
Maria Alice Silveira-Batista
Marina Gabriela Silveira

Scortecci Editora
Psicanálise
ISBN 978-85-366-5757-8
Formato 14 x 21 cm 
80 páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home