Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

NA ARREBENTAÇÃO DO MAR / Eugênia de Azevedo Neves

E de repente, sem anúncios, a luz aconteceu. Inesperadamente, como em todas as grandes tempestades, o céu se encheu de relâmpagos, de estrondos e uma borrasca, desta vez benéfica e bela, se impôs no céu da poesia brasileira. Refiro-me ao segundo livro da poeta Eugênia de Azevedo Neves. Li o primeiro como uma promessa, e leio este como a realização. O anterior
foi tímido botão pensada flor, este já é o fruto acontecido: íntegro e lúcido. Neste, a poeta, enfim, admite a universalidade de sua inspiração. Os verbos, embora às vezes pareçam, não são conjugados na primeira pessoa do singular, mas na primeira do plural. A visão, agora, é abrangente. A dor, sentida e revelada, não é pessoal, mas universal. A poeta se afirma, não apenas na beleza das figuras, no equilíbrio do uso das palavras ou na precisão do verbo utilizado, mas, principalmente, na abrangência da musa inspiradora que, a partir de agora, é a humanidade. Enfim, a poeta olha além de si mesma, confirmando a vocação sublime daqueles que, impulsionados por imponderável razão, põem-se a poetar. É a erupção imposta por Shakespeare quando versejava; é a delicada agressão solicitada por Brecht quando teatralizava a sua poesia. Laços sanguíneos me aproximam da autora, por isso, além da satisfação em apresentar ao mundo uma poeta completa, sinto um orgulho imenso neste acontecimento. Que as almas de todos os Azevedos – que nos antecederam – durmam em paz, pois a partir desta primorosa coletânea de poemas isto lhes é plenamente possível.
Américo Azevedo Neto

A autora é maranhense, formada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e trilhou os caminhos da magistratura. Recentemente, formou-se em Psicologia pela Universidade Ceuma e galgou o título de Mestre em Psicanálise pela Universidade Kennedy, em Buenos Aires, na Argentina. Vinda de uma família de escritores, desde cedo respirou ares de poesia e literatura. Após publicar, em 2020, o livro de poemas Nas fissuras do tempo, retorna, desta vez, arrebatada pela força do mar.

Serviço:

Na Arrebentação do Mar
Eugênia de Azevedo Neves

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-812-3
Formato 14 x 21 cm 
128 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home