Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

EU COMIGO CONVERSANDO COM O UMBIGO / Cristina Siqueira

Um livro para todas as crianças e adultos maiores de oito anos. É no cenário paradisíaco de matas e praias de Trancoso, no sul da Bahia, que o livro Eu comigo conversando com o umbigo acontece. Uma aventura com todos os ingredientes que tornam uma leitura saborosa: romance, descoberta de sentimentos de amor, ciúme, inveja, paixão, questionamentos sobre a existência, humor e drama. Os personagens convivem em uma vila de praia na qual se encontram pessoas de todos os lugares do mundo. Serena, a menina de Tatuí, interior do estado de São Paulo, é a protagonista em férias na praia que adora correr para não fazer nada e fica dando tratos à bola em largos pensamentos filosóficos com sua avó Maria, que é uma enciclopédia e adora ser vovó. No livro aparecem também sua amiga Manu, do Rio de Janeiro, Pablo e JM, os meninos que mangueiam na praia, livres como os passarinhos, baianinhos arretados amigos dos índios Uirá e Andjoara. As conversas se estendem pelo tempo dos hippies, pelas histórias de Trancoso antiga. As perguntas da menina Serena nos levam a amadurecer respostas. Um livro sensível que nos humaniza. É da natureza que florescem suas histórias com o Sapo Gregório, o Duende Caco e a construção da Barbiemiga. A riqueza da nossa natureza tropical. A figura de Sêo João do Rio, que encanta com sua conversa sobre benzimentos, e dá‑lhe reza forte e ramos de aroeira!

Há mais de 30 anos a autora Cristina Siqueira escreve pelas praias, matas e trilhas de Trancoso. O povo ama seus contadores de histórias, escritores e poetas porque são eles que dizem coisas neces-sárias de serem ditas. Cristina se mistura ao povo, é um ser de todas as rodas, a que olha a natureza com óculos de ver através, oferece sensibilidade à necessidade espiritual e orgânica da sociedade. Ela é aquele ser que na busca do sossego, girando na paz dinâmica, na contramão da vida acelerada oferece respiro à sociedade. Escreve pela criança que existe em cada um de nós, pela preservação do universo mágico que nos alivia do excesso de entulho mental. Escreve pela tradição e respeito às histórias de Trancoso antiga. Em suas palavras: Um dia quis ser mar, viajar paisagens líquidas roçando areias que movem meus sentidos turbulentos. Um dia quis ser rio para guardar a memória da terra no amor que transparece, descansar em remansos vivos e ali, só ali, sozinha conversar com Deus.
Cristina Siqueira

Cristina Siqueira assina os livros de poemas: Papel, A carne da noz, Por trás dos muros e Prisma – livro de entrevistas, coletânea de matéria jornalística. Articulista do jornal O Progresso de Tatuí durante 12 anos, é curadora e autora do Projeto Livro de Rua. Nesse projeto Cristina transformou o espaço-cidade com poemas escritos nos muros, uma obra aberta com páginas desencadernadas em vias de leitura. É a autora do CD “Se houvesse amor a vida seria carícia”, lançado nas cidades de Coimbra, Paris, Córdoba e Granada. Além de escritora, poeta e dinamizadora de projetos culturais, Cristina é professora com formação no Método Montessori e acabou se consagrando ao universo da literatura. Escreve poesia, contos e crônicas e alimenta diariamente suas plataformas sociais. A convite de secretarias de cultura, universidades, escolas e empresas promove oficinas de literatura e ministra a palestra “A poesia como instrumento de transformação social e humanização”. Colabora com publicações em revistas culturais do Brasil e do exterior.

Serviço:

Eu Comigo Conversando Com o Umbigo
Cristina Siqueira

Scortecci Editora
Infantojuvenil
ISBN 978-85-366-6221-3
Formato 14 x 21 cm 
212 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home