Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

A IMIGRAÇÃO JAPONESA EM ARUJÁ / Cláudio Soares de Sousa / João G. Machado



Este livro conta um pouco da história e resgata a memória da comunidade nipônica no crescimento de Arujá. A imigração japonesa tem início em 1927, com Hirayoshi Amano, que, logo em seguida, convidou parentes e conhecidos. Entre eles estava Naoe Ogasawara, com experiência na colonização de Hokkaido, no Japão. Em 1936, a região contava com 36 famílias japonesas que fundaram a Associação Cultural de Arujá (Kaikan). Em 1977, 126 famílias participaram do recenseamento dos 50 anos da colônia japonesa de Arujá. Iniciando na agricultura, os japoneses e seus descendentes marcam presença na avicultura, floricultura, comércio, serviços e indústria.

Cláudio Soares de Sousa
é historiador, paleógrafo e professor. É natural de Santo André (SP) e reside em Itaquaquecetuba (SP) desde 1982. Foi operário metalúrgico entre 1989 e 1995. É professor desde 1995. Graduado em História pela Universidade Cruzeiro do Sul, lecionou na rede estadual de ensino em Arujá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel, além da rede particular. É professor na Prefeitura de São Paulo desde 2002. É pesquisador da história de Itaquaquecetuba, do Alto Tietê e da Zona Leste de São Paulo, e desenvolve pesquisa sobre a história do aldeamento indígena de Itaquaquecetuba. Escreve para o blog Histórias de Itaquaquecetuba e para a página homônima no Facebook. Foi colunista do jornal Gazeta Regional em 2019, com a coluna Histórias de Itaquaquecetuba. Foi cofundador da revista científica Q.S. MAGAZINE — Queen of the Sciences Magazine, na qual publicou os seguintes artigos: Faroeste caboclo — 1928: conflito armado envolvendo a posse de terras em Itaquaquecetuba (nº 1, 2019) e A imigração japonesa em Itaquaquecetuba (nº 2, 2021).

João G. Machado
nasceu em Cruzeiro (SP) e é Cidadão Arujaense, condecorado com o Diploma de Honra ao Mérito. Radialista, professor, sociólogo, pesquisador e pós-graduado em Antropologia, considerava-se mero escritor de domingo até ser reconhecido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Rio de Janeiro), tendo recebido Menção Altamente Recomendável FNLIJ 2009 com o livro A imigração japonesa no Brasil: uma saga de 100 anos, em coautoria com Oscar D’Ambrosio, que saiu pela Editora Noovha América em 2008. Após perambular pelo mundo das fantasias, trouxe na bagagem mitos, lendas e histórias que o povo conta de interesse para o Alto Tietê. Iniciou-se no mundo das lendas com o livro Arujá — Serra dos Rayos — Lenda Tupi; em seguida vieram os contos Toca dos Sapos, Santa Cruz do Cedro, Capela da Santa Cruz do Cedro, Zé das Cabras, Padre Noronha e outros. É amante do cinema, histórias em quadrinhos e música de raiz e pesquisador de símbolos antigos.

Serviço:

A Imigração Japonesa em Arujá
A Saga de um Povo em Busca de um Sonho
Cláudio Soares de Sousa
João G. Machado

Scortecci Editora
Emigração
ISBN 978-85-366-6709-6
Formato 16 x 23 cm
444 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home