O XADREZ DAS GRANDES OBRAS DE ENGENHARIA / Luiz Atanásio Gonzaga
Ao concluir as cinco grandes obras deste livro com uso da ótima dupla Tempo Caminho e Atividades Deduzidas, obtivemos uma verdadeira modernização de planejamento: Ponte Florianópolis (estudo mais completo): Obtenção do difícil planejamento do menos detalhado para o mais detalhado. Consistência das datas de início e de prazo dos serviços principais. Continuidade dos serviços principais mais relevantes. Administração bem-sucedida do tempo e espaço através da introdução dos locais de trabalho no planejamento. Determinação da lógica preferencial mais conveniente, facilitada pela existência do local de trabalho no planejamento.
BNDES:
Construção simultânea de três pavimentos. Terminal 2 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: Verificação do cronograma de abrangência de trabalho de equipamentos de apoio (gruas).
Torre do Shopping Rio Sul:
Desenvolvimento dos processos construtivos segundo linhas paralelas.
Ponte Orinoco, na Venezuela:
Correlação entre pré-montagens e lançamentos no planejamento.
Assim, 54 anos (1961 a 2014) de intensa experiência profissional como engenheiro, resumidos didaticamente em 48 páginas.
1928: Nasceu em Campos Novos, interior de Santa Catarina.
1951: Formou-se oficial do exército da arma engenharia na Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN).
1952-57: Serviu ao Exército; por último, atuou como instrutor no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), de Curitiba (PR).
1961: Formou-se engenheiro de construção e de fortificação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
1962-64: Serviu em batalhão ferroviário em Vacaria (RS), onde foi responsável pela construção de dois viadutos ferroviários com uso de bomba de concreto, com extensão total de 270 metros, e autor de esbelto projeto esconso de viaduto ferroviário de 50 metros e pórtico com as pernas inclinadas sobre a BR-116, em Vacaria (RS). Foi autor também do aproveitamento de viaduto em arco de 60 metros para outro local, mediante adaptação do viaduto sobre o arco.
1964: Formou-se na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em Deodoro (RJ).
1965-70: Serviu em batalhão rodoviário em Natal (RN), onde foi responsável técnico por duas rodovias chegando a Natal.
1970-74: Já na reserva, como major, na Odebrecht foi superintendente-geral na ponte rodoferroviária de 870 metros sobre o rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, com tubulões chegando a 70 metros abaixo do nível do rio.
1974-78: Foi superintendente-geral na ponte Colombo Salles, de 1.226 metros, em Florianópolis (SC), onde criou o Sistema de Atividades Deduzidas e desenvolveu e utilizou o Tempo Caminho, que permitiram manter a obra bem planejada e ajudaram na obtenção de ótimos resultados.
1978-79: Fora da Odebrecht, foi diretor-superintendente em construtora de Florianópolis (SP), com construção de seis edifícios ao mesmo tempo.
1979-80: Trabalhou na obra do Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro (RJ), onde fez também seu primeiro planejamento.
1981-91: Trabalhou na Usina Nuclear 2, em Angra dos Reis (RJ), onde foi coordenador técnico e proferiu palestra em inglês, de sua autoria, intitulada “Experiência Brasileira na Construção de Usinas Nucleares”, apresentada em Nova York, Montevidéu e Buenos Aires, e, posteriormente, em português, no Brasil. Prestou apoio à obra da Açominas, em Minas Gerais, em 1984, com alteração na metodologia construtiva usual até então, com excelente resultado.
1991-2000: Deu apoio técnico a diversas obras da Odebrecht no Brasil e no exterior, entre elas: primeiro planejamento com Tempo Caminho da ponte sobre o rio Tejo, de 14 quilômetros, em Lisboa, Portugal; Terminal 1 e 2 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro; planejamento com Tempo Caminho e o software de planejamento Primavera da barragem maciça de contenção de águas de Seven Oaks, próxima a San Bernardino, na Califórnia, Estados Unidos. Durante quatro anos, ajudou na elaboração do sistema informatizado SISENG, hoje utilizado em toda a empresa Novonor, juntamente com colega da engenharia e com mais cinco recursos de informática.
2000: Saída da Odebrecht.
2001: Deu apoio à obra da primeira ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela, com planejamento e implantação do Sistema de Atividades Deduzidas e do sistema informatizado SISENG. Criou a empresa LAG (Planejamento e Consultoria).
2002: Criou o curso POI (Planejamento e Orçamento Integrados) na internet.
2002-15: Administrou à distância o curso POI, de sua autoria, para engenheiros da Odebrecht em vários estados do Brasil e em diversos países (Equador, Peru, Argentina, México, Portugal e Angola). Eram quatro turmas de engenheiros por ano, com média de 25 alunos por turma e três meses de duração. O curso, com base no Tempo Caminho e preparação para o sistema SISENG, foi muito bem aceito e chegou a haver turma de 91 engenheiros voluntários (equipes de três a seis alunos em uma mesma obra e comunicação com o líder).
Serviço:
O Xadrez das Grandes Obras de Engenharia
Luiz Atanásio Gonzaga
Scortecci Editora
Engenharia
ISBN 978-85-366-6900-7
Formato 14 x 21 cm
48 páginas
1ª edição - 2024