Receba nossa Newsletter: Nome Email

SONHOS & SONHADOR / Lauro Martinelli

Sonhos & Sonhador compõe uma história de família, ou de famílias, que remete ao passado distante. O autor, porém, não a transforma num simples estudo genealógico, pois isso a tornaria áspera e de interesse restrito. Nesta novela, de parâmetros diferentes e desenvolvida em múltiplas faces, temos momentos vívidos de passagens históricas na Europa dos últimos séculos, tais como: a guerra franco-germânica de 1870; a vida nas  cortes; a presença atuante e emblemática de Bismarck, unificador do povo germânico; o mundo social e político na Itália oitocentista; a pirataria à moda dos velhos aventureiros dos mares, desde os tempos dos descobrimentos. 


O autor coloca-se como narrador e personagem, e a novela “tumultua-se” como as ondas do mar. São muitos os fios que se deslindam e o leitor, a certa altura, pergunta-se se está lendo uma história familiar, uma história da História Européia ou uma história de aventuras.

Tudo cabe aqui, como novelos de vendavais, que vão e vem. Tudo nesta novela é múltiplo, porque o autor a transforma em espelhos de muitas faces. E o curioso e fascinante é que nesse jogo lúdico de luzes e sombras, de amores românticos, de combates, e até de passeios pela velha Grécia, afunilam-se as raízes de vidas familiares que vêm do passado e chegam, em águas calmas, ao Brasil.

Terá aqui algo de auto-biográfico do próprio autor? Por certo. Mas o autor fez disto uma aventura que nos lembra os velhos e bons livros do gênero. Ao mesmo tempo, ele não se esqueceu de olhar de perto o que é muito importante: os problemas familiares, ao desenrolar de toda a história. É quando esta novela  mostra-se particularmente humana e rica na vida de tantas personagens. Caio Porfírio Carneiro 


SERVIÇO:

Sonhos & Sonhador
Lauro Martinelli
Scortecci Editora
ISBN 85-366-0647-9
Romance - JS 4076
Formato 14 x 21 cm - 68 páginas
1ª Edição - Ano 2006

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home