O DOM DA CORAGEM - SAMUEL, O SOBREVIVENTE / Samuel Grajower

Um livro forte, verdadeiro, emocionante! Com a mesma conjunção entre coragem e fé com que foi salvo, Samuel Grajower reaviva suas memórias mais profundas e difíceis e nos abre seu coração, compartilhando conosco suas experiências, e, o mais importante: revelando um testemunho histórico imprescindível para a formação de uma juventude mais consciente. Rabino Shie Pasternak.

 

O livro nos leva a uma viagem que prende a atenção e os sentidos durante toda a narrativa, pois nos coloca diante de um menino de 11 anos que começa a ver seu mundo desmoronar com a perda de seu porto seguro - sua casa, até a separação definitiva de seus entes queridos mais próximos. Diante de tal adversidade, uma intervenção firme e decisiva de sua mãe para que ele fugisse, lança esse jovem numa jornada desconhecida acompanhada, porém, por uma coragem ímpar, capaz de transpor todas as barreiras que se colocavam em seu caminho. Ao mesmo tempo que foi desbravando obstáculos, o jovem teve a ajuda constante e a supervisão contínua da Providência Divina, que possibilitou que as pessoas certas aparecessem para abrir portas, facilitando e levando Samuel a salvar-se de uma maneira incomum. A influência de um berço abençoado e as amizades importantes que os Grajower conquistaram ajudaram esse jovem, nesse percurso difícil e doloroso, a suportar e encarar de forma bravia e destemida os terríveis anos da 2ª Guerra Mundial, penosos para os judeus em particular e para a humanidade em geral. Tal trajetória culmina agora num desejo ardente de relatar essa história, toda documentada com fotos, cartas, depoimentos, que lhe conferem veracidade. Esta obra, certamente servirá de exemplo para as futuras gerações. Dr. Laércio Motoryn
 
Samuel Grajower, 1º de setembro de 1939. A Wehrmacht (o exército alemão) invade a Polônia, e dessa forma, tem início a 2ª Guerra Mundial. Um conflito que ceifou as vidas de mais de 60 milhões de pessoas nos inúmeros países envolvidos. Para nenhuma outra nação no entanto, a dimensão da tragédia foi proporcionalmente maior do que para o povo judeu. Vítimas indefesas, desprovidas repentinamente de cidadania em seus próprios países, os judeus foram massacrados pelas bestas nazistas, numa devastação de mais de um terço de toda a sua população: o Holocausto. Esse pano de fundo histórico é o cenário principal a partir do qual se desenrola a narrativa biográfica de Samuel Grajower, um menino de apenas 11 anos que é obrigado a amadurecer da noite para o dia para conseguir suportar a perda de seus pais, sua irmã, seus parentes e amigos, sua casa, sua escola, sua rotina. Essa saga verídica, que inclui sua participação na criação do Estado de Israel, é contada a partir de um enfoque pessoal. Ao mesmo tempo, é representante de todos os relatos dos sobreviventes que ajudaram com seu testemunho a escrever algumas das mais trágicas páginas da História judaica e universal. Norma Rosenberg nasceu no Rio de Janeiro em 1969. Casada, é mãe de quatro filhos. Estudou História Geral e Judaica na Universidade BarIlan em Israel de 1988 a 1991, quando retornou ao Brasil. Trabalhou por mais de doze anos como professora de Narrativa Bíblica e Língua Hebraica no Colégio Bialik em São Paulo. Em 2004, formou-se bacharel em Letras e atualmente coordena a área laica de outra escola judaica paulistana, o Lubavitch. Conheceu Samuel Grajower em 1994, quando passaram a freqüentar a mesma sinagoga com suas respectivas famílias. Depois de anos de convivência e admiração por sua história, seu entusiasmo e suas lições de vida, aceitou o convite para ser a porta voz de sua biografia. O Dom da Coragem é seu livro de estréia. 

SERVIÇO:

O Dom da Coragem - Samuel, o Sobrevivente
Samuel Grajower
Scortecci Editora
ISBN 85-366-0530-8
Autobiografia - JS 3973
Formato 14 x 21 cm - 240 páginas
1ª Edição - Ano 2006

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home