LEMBRANÇAS DE UM ANO LETIVO / Emílio Figueira

Nesta obra, eu quis resgatar a novela enquanto literatura juvenil. Lembranças de um ano letivo são narrativas entrelaçadas na visão de um professor-narador em primeira pessoa, criadas a  partir de um universo (os centros de reabilitação), no qual vivi os onze primeiros anos de minha vida. Mais tarde trabalhei por nove anos neste livro, reescrevendo-o por seis vezes. Acredito que ele esteja pronto para ser exposto à opinião pública. Agora que ele está em suas mãos, cabe a você o julgamento final. 
 

 

Um Pouco de mim: Nasci em uma romântica noite de setembro de 1969. Devido à falta de oxigenação no cérebro durante o parto, fiquei com graves problemas de coordenação motora, ocasionando paralisia cerebral, o que foi regado por longos e intensos tratamentos na AACD durante a década de 70. Naquele período, as pessoas com deficiências eram "escaladas" para viver dentro dos muros das instituições, sendo assistidas por órgãos oficiais que financiavam esse isolamento do convívio social. Porém, no início dos anos 80, um grupo muito grande dessas pessoas resolveu "derrubar esses muros" e sair para conquistar espaços na sociedade. E eu, graças a Deus, fui um deles... E tenho muito orgulho de ter sido um dos personagens dessa abertura!
Desde cedo tive uma queda muito grande pelas artes, produzindo, entre os 2 e 5 anos de idade, inúmeros desenhos e pinturas. Fui alfabetizado aos 5, e dois anos depois já escrevia meus primeiros poemas e ensaios. Aos 11 fiz a minha grande e primeira loucura: saí da casa de meus pais em São Paulo, indo morar com meus avós em uma pequena cidade do interior paulista chamada Guaraçaí. Aos 12 já realizava e redigia reportagens para a "Folha de Guaraçaí"; aos 16 escrevia o jornal praticamente sozinho, além de colaborar com outros da região e, aos 18, formei-me em Jornalismo Técnico.
Foi também aos 16 que publiquei o meu primeiro livro, "Noites Guaraçaienses", que teve duas edições vendidas em três meses; em 1990, "A Face Oculta", outra obra poética. Em 1998 publiquei o livro de contos "Nostalgia do Futuro" (os três pela Scortecci), e em 2001, "Traços de Interior", uma publicação alternativa misturando crônicas e ilustrações a carvão feitas por mim.
Aos 19 mudei-me para Bauru, chegando a ser chefe de redação de um jornal. Em 1993 publiquei "Vamos Conversar Sobre Crianças Deficientes", pela Memnon Edições Científicas, livro adotado em cursos de Psicologia e Pedagogia. Fui convidado no mesmo ano a escrever um livro sobre a história do Centrinho (o Hospital de Reabilitação de Anomalia Craniofaciais da USP/Bauru). Ali, como bolsista, desenvolvi uma paixão muito grande pela pesquisa, principalmente na área das deficiências. Em sete anos de hospital, acabei escrevendo cinco monografias, aperfeiçoando-me em Deficiência e Comunicação Social, Deficiência e Literatura e, por último, em Literatura Infantil. Já publiquei quase trinta artigos científicos em revistas do Brasil e exterior. Fui jornalista de quase todas as publicações voltadas às deficiências no Brasil e assinei por um ano uma coluna semanal sobre Inclusão Social na internet.
Escrevi algumas peças para o teatro, ganhando um concurso internacional de Dramaturgia em 2000. Fiz inúmeros cursos de arte, literatura e música, além de pintar alguns quadros. Cursei História da Arte e da Música. Tanto é verdade, que me aventurei em fazer o projeto e a arte-final da capa deste livro!
Este ano estou bacharelando em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração – USC/Bauru. Pretendo, em paralelo à carreira literária, chegar a ser um cientista no campo psicológico, pois já trabalho em duas linhas de pesquisas: Psicologia de Excepcional e Psicologia da Arte.
É isso... Onde vou parar cultural e profissionalmente não sei... Só que já tenho a certeza que os melhores capítulos da minha história pessoal ainda estão por serem escritos...
 

SERVIÇO:

Lembranças de um ano letivo
Emílio Figueira
Scortecci Editora
ISBN 85-366-0591-X
Ficção - JS 4016
Formato 14 x 21 cm - 88 páginas
1ª Edição – Ano 2006


Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home