MANIFESTAÇÕES POÉTICAS / Alberto de Deus Nunes

No livro Manifestações Poéticas, de Alberto de Deus Nunes, homenageia a jovem Picoense de nome Enoi, que teve um desenlace trágico e soube desempenhar tão bem em vida o papel de filha do Senhor Deus. Reverencia-a em poucas linhas mas não como gostaria: poder contar a vida da pequena Enoi em um livro dourado intitulado Enoi. 

Alberto de Deus Nunes nasceu em 25 de abril de 1913, na cidade de Lagoa Grande, interior de Picos, no Piauí. Filho de Benedito de Deus Nunes e Josina Maria dos Anjos. Desde muito cedo, mostrou seu gosto pela literatura em geral; autodidata, exprimiu seus sentimentos através de poemas e poesias.

Em 1933, foi para Fortaleza tentar a vida longe dos pais e irmãos. Em 1937, colaborou com jornais da região escrevendo artigos de cunho moral e social. Como professor, conheceu sua primeira esposa, que faleceu em 1939; um ano depois, conheceu Almerinda Batista de Moura Nunes, casaram-se no meio das dificuldades vividas no Brasil no período da segunda guerra. Doze filhos desse relacionamento estão vivos. Fundou o jornal “A Ordem”, com características objetivas dos jornais da época. Em 1947, foi nomeado pelo presidente Gaspar Dutra, escrivão da Coletoria Federal em Picos, PI. Em 1953, transferiu-se com a família para o interior de São Paulo, e em 1967 transferiu-se para a Capital, onde trabalhou no edifício do Ministério da Fazenda, Delegacia de Arrecadação, no centro de São Paulo. Em 13 de abril de 1969, faleceu, deixando como herança suas manifestações poéticas. Nos anos 90, foi homenageado com uma rua em seu nome pela Prefeita de São Paulo Luiza Erundina, no Bairro do Tremembé, Zona Norte. 

SERVIÇO:

Manifestações Poéticas
Alberto de Deus Nunes
Scortecci Editora
ISBN 85-366-0685-1
Poesia - JS 4028
Formato 14 x 21 cm - 208 páginas
1ª Edição - Ano 2006

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home