REVIVENDO O PASSADO E CONVIVENDO COM O PRESENTE / José Ermínio Bandeira

O livro Revivendo o Passado e Convivendo com o Presente, de José Ermínio Bandeira, é uma retrospectiva dos acontecimentos e os costumes vividos pelos nossos avós e outras coisas, transcrevo alguns depoimentos que me foi passado através dessas pessoas. Como a fé do povo, as secas, a guerra, a leitura, as lendas e outros acontecimentos julgados importantes para as pessoas que querem mais algumas informações sobre a vida dos nossos antepassados, especialmente do nordeste, terra onde sempre foi marcada pelo flagelo das secas, do cangaço e pela busca de melhores condições. 
 


José Ermínio Bandeira nasceu em Catolé do Rocha, no estado da Paraíba, no dia vinte de março de 1939. É filho de Ermínio Bandeira César e Euflosina Francisca da Conceição, que eram agropecuaristas. Concluiu o ensino médio, antigamente chamado de científico, fez magistério pelo projeto Logus II, que capacitava professores para o ensino. Lecionou no grupo Água Branca, durante 14 anos, as matérias de geografia, história, ciências e matemática.

Foi delegado sindical durante 16 anos, tempo em que participou do 4ª congresso nacional dos trabalhadores rurais, em Brasília, ocorrido de 25 a 30 de maio de 1985, representando como delegado de base do sindicato dos trabalhadores rurais de Catolé do Rocha, evento em que eram discutidos os problemas nacionais. Foi homenageado no Rotaract Clube de Catolé do Rocha por ter sido considerado, pela opinião pública, cidadão destaque 1984, como líder da comunidade rural. Por ser um homem religioso, exerceu na igreja católica a função de pastoral operária, poeta popular e compositor. Começou compondo diversos hinos religiosos para a igreja católica.

No ano de 1985, em meados de setembro, mudou-se para Guarulhos, SP, e começou a lecionar para adultos em uma sala de aula instalada em sua casa. Deu aulas particulares e lecionou por mais três anos. Desde 1991 é funcionário de uma escola chamada E.E. Profª Maria Aparecida Rodrigues, onde exerce várias funções, além de ser voluntário. Nesta escola foi homenageado por diversas vezes, pelos formandos. Pelos reconhecimentos, verifica-se o caráter deste homem natural, indulgente, de bom coração, reto, puro, amigo da justiça e adorador da verdade. O Senhor Bandeira, como é conhecido, é um homem de muito carisma. 

SERVIÇO:

Revivendo o Passado e Convivendo com o Presente
José Ermínio Bandeira
Scortecci Editora
ISBN 85-366-0719-X
Contos - JS 4151
Formato 14 x 21 cm - 196 páginas
1ª Edição - Ano 2006

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home