Receba nossa Newsletter: Nome Email

A CONSTRUÇÃO LITERÁRIA DA MULHER NORDESTINA / Angela Harumi Tamaru

O livro A construção literária da mulher nordestina, de Angela Harumi Tamaru, estuda-se Maria Moura e Beata Maria do Egito, personagens de Rachel de Queiroz, partindo da protagonista de estréia Conceição, a primeira que não se casou, nem se dobrou ao destino das mulheres: forte e decidida, entrega-se às leituras, abdicando de sua ligação ao parceiro amoroso.

Maria Moura e Beata Maria do Egito evocam uma multiplicidade de influências que as tornaram transgressoras das ordens, seja o patriarcalismo, seja a virtude cristã. Maria Moura é caracterizada como chefe de um bando imerso no cangaço e aproxima-se da donzela-guerreira, trazendo as vestimentas masculinas e o cabelo curto.

Angela Harumi Tamaru licenciou-se em Educação Física e Letras e é Mestre em Educação e Doutora em Teoria Literária, pela Unicamp. Leciona Língua Portuguesa e Teoria da Literatura no Instituto Superior de Educação Uirapuru, em Sorocaba. Natural de Naviraí, MS, atualmente reside em Campinas. Publicou também “Descrição e Movimento - Imagens Descritivas no Cinema e na Literatura”. 

SERVIÇO:

A construção literária da mulher nordestina
Angela Harumi Tamaru
Scortecci Editora
ISBN 85-366-0622-3
História - JS 4033
Formato 14 x 21 cm - 276 páginas
1ª Edição - Ano 2006

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home