PÉ DE TRINCHEIRA / J. Moraes de Souza

A guerra vista de longe é uma coisa e, de perto, outra completamente diferente. Engana muito, isto é, aquilo que de longe é parecido ou até mesmo confundido com um espetáculo excitante, de perto assemelha-se a um inferno, com explosões, cheiro de pólvora e gemidos, destinado a purgar os pecados de muita gente, ainda em carne e osso.

Foi esta a impressão por exemplo, que teve o autor deste livro ao deparar-se com a dura realidade do campo de batalha. Quando a guerra começou, ele passou a acompanhar com interesse o seu desenrolar, através do único meio de comunicação que havia no lugar em que morava: o rádio. E ficava contente quando este anunciava que o exército do país com o qual simpatizava, estava vencendo em todas as frentes de batalha.

Mas antes que ela terminasse foi convocado pelo Exército, a fim de prestar o serviço militar obrigatório. E quando o nosso País resolveu mandar homens para lutar ao lado das tropas aliadas, ele foi escolhido para integrar aquele contingente, conhecido como Força Expedicionária Brasileira.

Acabou, assim, vendo a guerra de perto, chegando então à conclusão de que ela é cruel, e não tem nenhum atrativo, como às vezes ocorre quando vista de longe. Passou momentos difíceis, e como se não bastasse isso, fez a família sofrer, quando soube que havia morrido em combate, conforme notícia falsa amplamente divulgada no lugar em que tinha nascido, cobrindo-se então de luto, como era costume naquela época.

Uma parte do que passou naquele período difícil da sua existência, vai ficar registrada neste despretencioso livro. Para escrevê-lo, teve de se valer muito da memória, pois não dispunha de apontamentos, coisa com que não podia contar um pracinha na linha de frente, esperando ser morto a qualquer instante.

José Moraes de Souza é advogado e membro da União Brasileira de Escritores. Já escreveu outros livros, alguns defendendo a Natureza, pois acha que a sua preservação está intimamente ligada à sobrevivência do ser humano na Terra.

SERVIÇO:

Pé de Trincheira - Lembrança da Guerra
José Moraes de Souza
Scortecci Editora / UBE

Memórias Autobiográficas
ISBN 978-85-366-1019-1
Formato 14 x 21 - 200 pág.
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home