Receba nossa Newsletter: Nome Email

MACAIA - As Plantas Sagradas nas Culturas Afro-brasileiras / Sérgio Bisaggio

Este livro é um estudo antropológico que não se destina aos adeptos dos cultos afro-brasileiros, que já conhecem com abastança o que vai descrito, e sim aos estudiosos que, sem tempo para a pesquisa, gostariam de conhecer mais sobre estas religiões.

Os negros escravos que vieram para o Brasil cultivavam uma religião própria, desenvolvida por sacerdotes, profundos conhecedores da Macaia. O domínio de tão vasto conhecimento é penoso e demorado. Ciência e arte das mais difíceis, entre os nagôs é cultivada pelo Babalossain, no Omolocô, Ogãs preparados para essa importante função.

Os babalorixás, conhecedores destes segredos da macaia em seus países de origem nem sempre encontrando no desterro suas macaias tiveram de se adaptar à nova realidade. A flora medicinal brasileira reconhecida como a mais rica e variada do mundo forneceu vasto material para a readaptação. Constataram a maravilha e dela se valeram.

A Umbanda, polisincretismo de correntes filosóficas de três mundos (África, América e Europa) e de seitas diversas, ampliou muito a "farmácia oculta", aceitando plantas e fórmulas dos três mundos. As plantas que aqui expomos refletem a situação; são de diversas origens e não apenas aquelas aceitas e usadas pelas Nações. Portanto, o leitor não se admire de encontrar ao lado de plantas tipicamente africanas, como o Loco, outras tipicamente européias, como a Tília, ou americanas como a Jurubeba e o Mulungu.


Sérgio Bisaggio - Nascido em 15 de agosto de 1936, no Rio de Janeiro (RJ). Médico aposentado, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Antropólogo, orientalista, poeta, escritor, ensaísta. Autor de monografias e inúmeros artigos originais, alguns em co-autoria com colegas, em especial Ivo Pitanguy de quem foi discípulo e assistente. Laureado (1969) com o prêmio Hosp. C. da Aeronáutica com a monografia "Fissuras Labiais - Clínica e Tratemento". Interesse em mitos e filosofias; com alguns trabalhos publicados e outros inéditos: Comentários Aos Pés do Mestre; A Senda de Lótus Azul; Macaia - As Plantas Sagradas das Religiões Afro-brasileiras; Omalá - Comidas de Santos; Taroh - O Livro de Thot; Kabahah 2ª ed. (esgotado) e Apocalipse, O Mistério do Homem (esgotado).


Serviço:

MACAIA- As Plantas Sagradas nas Culturas Afro-brasileiras
Sérgio Bisaggio
Scortecci Editora
Macaia: Candomblé: Religiões de origem africana
ISBN 978-85-366-1087-0
Formato 16 x 23 - 32 págs.
1ª edição - 2008


Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home