Receba nossa Newsletter: Nome Email

A GEOMETRIA DO FRAGMENTO (Ensaios) / R. Leontino Filho

Eis um livro que não se pode ler impunemente. "A geometria do fragmento" requer a todo instante a nossa cumplicidade. É uma espécie de doce convite à participação efetiva nos meandros dos textos. A poesia, que emana de suas páginas, vai além, muito além mesmo, do mero artifício das palavras. Os artigos condensados nesta obra, feito bússola, orientam o perdido navegante - quanta beleza em se perder por entre aquilo que tresloucamente buscamos achar.

Os ensaios que compõem este livro são verdadeiras trilhas de aprendizagem e têm a força e a maciez do suave e milimétrico gesto do aprender. Simular trajetórias, administrar vôos, mergulhar no infinito dos livros e dos seres e perpetuar ousadias são algumas das características de R. Leontino Filho, cuja escrita revela-se consistente e profundamente humana porque traz em seu bojo experiências de vida, exercícios constantes de uma perene aprendizagem. Afinal, para um escritor de primeiro naipe, à parte o conhecimento formal, viver é a grande pedagogia.

No seu bem planejdao itinerário - dezenove estações da mais necessária literatura - a concisão aliada a certas doses de lirismo salpicado pela contudência do viver; o exercício literário adequado aos ritmos, tons e metáforas regidas pelo tecido do tempo; a força imaginativa revigorada pela alta voltagem das palavras; tudo isso, com o firme propósito de estabelecer, com liberdade e sabedoria, os princípios de uma literatura, na qual a expressão mobiliza as cenas, o tempo anuncia os devires e o amor pela palavra torna-se razão de ser.

R. Leontino Filho (Aracati/CE, 1961). É poeta, ficcionista e ensaísta. Doutor em Estudos Literários pela UNESP. Professor da universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Publicou, entre outros, os livros de poemas: "Cidade Íntima" e "Sagrações ao Meio".

Serviço:

A Geometria do Fragmento (Ensaios)
R. Leontino Filho

Scortecci Editora
Crítica Literária
ISBN 978-85-366-1095-5
Formato 14 x 21 - 120 págs.
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home