Receba nossa Newsletter: Nome Email

ONTEM, MELHOR DO QUE HOJE? / Liuiz Ferreira da Silva

Livro de ficção em que são confrontadas épocas passadas com o novo milênio, através da criação de um personagem – Sérgio – que viveu 30 anos em coma profundo, “ressuscitado” repentinamente, tendo que entender e se adaptar às mudanças ocorridas durante tal interregno. Com muito empenho, teve que se atualizar através de muita leitura, cursos, discussão grupal e contactos, analisando, fazendo ilações e tirando conclusões, principalmente sobre o novo modus fasciendi, século XXI. Em seu caderno de 500 páginas – o cadernão – anotava as mudanças e os acontecimentos e, até, os micos pagos, formatando novos paradigmas que eram discutidos com os familiares, checando a validade das suas idéias.

Analisou vários temas, dentre os quais: a nova mulher, profissional, sentimental e liberalizada; a educação e comportamento da juventude; a corrupção política; os avanços da ciência em alguns campos do conhe-cimento; a tecnologia de consumo; a síndrome da miséria do peão canavieiro; a nova fronteira agrícola e suas conseqüências; a alimentação e os alimentos; a agricultura conservacionista; a agroenergia; o efeito estufa. E finalmente elencou uma série de subsídios em apoio ao confronto ontem & hoje, possibilitando ao leitor se inserir na discussão e poder argüir sobre a melhor época, objetivo principal da presente obra.

Luiz Ferreira da Silva é natural de Coruripe (AL), nascido em 1937. Filho de José Ferreira da Silva (im), funcionário do correio local (condutor de malas; função hoje inexistente) e Hermínia Maria da Silva (im), do lar. Lá fez o seu curso primário no Grupo Escolar Inácio de Carvalho e no Instituto São João (Professor Manoel Cecílio de Jesus). Em 1950, a família se mudou para Maceió, oportunizando continuar os estudos no Colégio Estadual, concluindo o curso científico. No ano seguinte, prestou vestibular na UFRRJ, graduando-se como Engenheiro Agrônomo, em 1962. Especializou-se em Sol os Tropicais e prestou serviços como pesquisador, no Centro de Pesquisas do cacau (CEPLAC/CEPEC), na Bahia, sendo seu Diretor por três anos. Posteriormente, Diretor da CEPLAC, na Amazônia. Coordenou Projetos de Pesquisas e Grupos Técnicos para elaboração de propostas desenvolvimentistas agropecuárias. Realizou diversas viagens ao exterior para participar de Congressos, Grupos Técnicos e Consultorias. Publicou 75 trabalhos técnico-científicos sobre Solos, Zoneamento Agroecológico, Manejo e Recursos Naturais. Também, 5 livros técnicos. Depois de aposentado, passou a se dedicar à literatura, a partir de 2002, editando 7 livros. Recebeu certificados, prêmios e medalhas de reconhecimento pela proficiência profissional. Aposentou-se em 1991 e passou a ministrar cursos e exercer atividades de consultoria para Universidades e Órgãos de Pesquisas, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA), EMBRA-PA/ Sergipe e EBDA (SEAGRI/Bahia). É casado com a Sra. Airma Tenório Ferreira, com a qual construiu uma família – 3 filhos (Luiz, Ana Luiza e Luciana Maria) e 7 netos (Gabriela, Bruno, Rodrigo, André, Maria Luiza, Lucca e Mariana) e 3 agregados (Hélcio Júnior, Renato Rolim e Sandra Menezes).

Serviço:

Ontem, Melhor do que hoje?
Luiz Ferreira da Silva
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-1268-3
Formato 14 x 21 - 128 páginas
1ª edição - 2008


Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home