ECONOMIA DIGITAL E SUSTENTABILIDADE / Rosalvi Monteagudo

A economia digital traz alguns aspectos modernos, pela Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, para conduzir a uma efetiva mudança do social associado ao capital, no sentido de satisfazer as necessidades humanas. Como é a interpretação de uma nova época, cria novas regras  na doutrina  da cooperação, via software livre-COOPSOFT, e implementa-as através da "iempresa", uma empresa virtual.

Para mim, Rosalvi Maria Teófilo Monteagudo, em Economia Digital e Sustentabilidade, contém uma série de reflexões muito originais sobre uma nova economia adaptada à modernidade da tecnologia atual. Vendo, ela, no sistema de comunicação um mecanismo de unidade dentro da multiplicidade, não mais o resultado aleatório de imposições externas, quer do Estado, quer do capital. Ao contrário do que acontece até hoje, Rosalvi Maria Teófilo Monteagudo defende uma racionalização, via internet, entre demanda e consumo. Dessa maneira alcança um pleno uso da força produtora do ser humano entre o trabalho e o capital. Para isso, a sua tese é sempre inovadora, como o leitor pode facilmente constar.
Benedito Luz e Silva

Uma mulher especial e sua luta por um mundo mais justo.

Aposentada após ter prestado serviços durante 10 anos como bibliotecária e 15 anos como assistente agropecuária, atualmente, dedica-se a escrever, pois é também uma autodidata que durante toda a sua vida percorreu diversos caminhos em busca de soluções para um mundo mais justo. Rosalvi acompanhou de perto os maiores problemas de Entidades, Associações, Cooperativas e Fundações e hoje acredita que suas propostas são inovadoras e também verdadeiros instrumentos para um futuro melhor. Não se trata de utopias, mas sim de uma realidade possível.

Autora de várias obras literárias como: "Revisão dos princípios cooperativistas", 2001; "Economia Solidária"; Novas Regras, 2002; "Autonomia na organização da iempresa; uma sugestão para o desemprego", 2004, "Sustentabilidade Socioeconômica, via Webservice", 2006 e "Administração e a Contabilização/Accountability para o Terceiro Setor". Rosalvi Monteagudo já participou de alguns Fóruns Sociais Mundiais e ministra palestra por todo o Brasil.

Seu principal objetivo é oferecer, principalmente ao Terceiro Setor, algumas regras para a criação de um software "popular", que organize, gere trabalho e administre a empresa com um controle e uma gestão democrática próprios, via webservice - uma moderna tecnologia da informação e comunicação. Para tanto é preciso criar uma sustentabilidade econômica e organizar parcerias. Afinal de contas sem o capital não há benefício social.

As novas regras propostas por Rosalvi Monteagudo seriam executadas conforme a realidade existente, de baixo para cima, em benefício de todos e não de poucos, pois têm um poder de atuação progressiva do indivíduo não mais isolado, que pode vir a criar novos fatores para a vida socioeconômica, numa ação local, regional, nacional e global, interativa e imediata.

Rosalvi acredita que o lado positivo da globalização é a livre manifestação de idéias e opiniões, graças ao desenvolvimento da tecnologia, e principalmente da internet. Entretanto, a informática poderia fazer mais pelo ser humano do que faz atualmente se for desatrelada de interesses econômicos particulares e passar a ser um instrumento da democracia da cooperação. "Imagine toda a sociedade compartilhando igualitariamente os recursos da tecnologia da informação e resolvendo nossos principais problemas, como o desemprego", sonha a autodidata.

Contista, Pesquisadora, Professora, Bibliotecária, Assistente Agropecuário, funcionária Pública aposentada e articulista na internet, Rosalvi Monteagudo tem a certeza de que pode cooperar com os problemas sócio-econômicos do País. Maria Clara Moura/Procultura

Serviço:

Economia Digital e Sustentabilidade
Rosalvi Maria Teófilo Monteagudo

Scortecci Editora
Economia
ISBN 978-85-366-1250-8
Formato 14 x 21 - 180 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home