INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO PLANEJAMENTO / Raul Paulo Sarmento

Descrever e analisar o planejamento como instrumento da política pública de modo simples e objetivo, destacando suas características e importância como fator para a tomada de decisão frente a complexidade das necessidades e aspirações da sociedade, é o objetivo principal deste livro.
Nesse sentido, o autor, a partir dos aspectos conceituais como processo e sistema, aborda os instrumentos operacionais do planejamento, respectivamente: o Plano de Desenvolvimento e o Orçamento Público, que constituem as peças principais que materializam o  planejamento no âmbito da política pública.

RAUL PAULO SARMENTO, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará, pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia.
Atua como professor universitário em nível de graduação nos cursos de Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Direito e em pós-graduação no curso de Especialização em Agribusiness, na Universidade da Amazônia - UNAMA.
É autor de diversos artigos sobre Economia da Amazônia e publicou como Organizador o livro “Escrevendo sobre Economia e Amazônia”.
Como economista, desenvolve atividades no Ministério da Integração Nacional, atuando ainda  como consultor na área de Planejamento Estratégico.

O planejamento durante muito tempo foi considerado como um instrumento mágico, que resolvia todos os problemas ligados ao desenvolvimento econômico. Esta falácia foi-se desfazendo na medida em que a sociedade se modificava numa intensidade compatível com os efeitos do processo de globalização a partir da década de 80, e foi possível perceber que não bastava planejar, mas tornava-se necessário planejar bem.
Entretanto, não é possível planejar bem sem conhecermos o planejamento desde os seus aspectos conceituais e seus métodos e instrumentos utilizados no sentido de proporcionar maior segurança para as ações da política pública direcionada para atingir seus objetivos de desenvolvimento.
Estruturado de forma simples e de fácil compreensão, o livro é recomendado não só para acadêmicos de economia, mas para outros que buscam conhecer um pouco mais sobre a atividade de planejar.

Serviço:

Introdução ao Estudo do Planejamento
Raul Paulo Sarmento

Scortecci Editora
Administração
ISBN 978-85-366-1232-4
formato 14 x 21 - 160 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home