ACONSELHAMENTOS DE UM CONSULTOR DAS ARÁBIAS / José Olímpio

Para José Olímpio, mudar a cultura de uma colônia é praticamente impossível. Embora foque com ênfase a colônia árabe, ele não deixa de alertar, de forma corajosa e prática, todos os comerciantes e industriais que têm problemas de administração nos seus negócios. Como podemos observar, os contos que ele escreve nada têm de teoria. São todos baseados em situações reais e práticas, vividas por ele, que sente na pele, como consultor que é, quando orienta empresários e muitas vezes não vê as ações corretivas propostas sendo implementadas.

Ocorre que na maioria das vezes os proprietários de empresas só recorrem às consultorias no momento de extrema preocupação, principalmente quando suas empresas estão em situação financeira caótica e o estresse é muito alto. Muitas vezes é tarde demais; ou na melhor das hipóteses o remédio é muito forte e o “paciente” acaba não tomando os medicamentos.

Como o próprio autor diz, esses contos são para uma profunda reflexão de quem os lê, a começar pelos interessantes títulos. Se prestarmos bem atenção José Olímpio bate sempre na mesma tecla, procurando mostrar que os empresários deveriam delegar mais, formar equipes, acreditar e motivar as pessoas e investir em controles que diminuam desperdícios e maximizem os lucros. Que deve-riam, com isso, diminuir o estresse e viver melhor.

Esta obra ensina de forma inversa à didática normal. Ensina, mostrando aos empresários, o que, podemos dizer assim, eles não devem fazer. Os casos descritos de forma sincera e até um pouco dura, em momento algum de maneira ofensiva, fazem um apelo sensível àqueles que querem melhorar suas empresas e suas vidas.

Manfred S. Cury

José Olímpio Silva é natural de Bocaiúva, -1947- cidade ao Norte de Minas Gerais. É economista, formado pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor, ministrante de cursos, palestrante, cronista do cotidiano e consultor de empresas, vinculado à Millennium Network Ltda. Foi executivo de quatro empresas multinacionais por mais de três décadas. É casado com Maria de Lourdes e é pai de Carlos Eduardo, Fábio - casado com Sônia Gallo, pai de Lívia (8m), e Sandro - casado com Sibely Terrone, pai de Ana Laura (4a) e Murilo Henrique (5m).

Serviço:

Aconselhamentos de um Consultor das Arábias
José Olímpio
Scortecci Editora
Administração de empresas
ISBN 978-85-366-1300-0
Formato 14 x 21 - 204 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home