INTRODUÇÃO AO MERCADO DE GRANITOS / Osmar Reckelberg

A obra descreve de maneira simples e clara os principais caminhos no mercado de granitos. Desde blocos, chapas, ladrilhos até a sua inserção nos mercados que consomem rochas, tanto interno como externo.
Principais equipamentos utilizados, na pedreira, no corte, no polimento ou nas marmorarias, que são o elo final do processo produtivo. Cuidados com os equipamentos e dicas de elaboração de um plano de manutenção. Como embalar e exportar o produto beneficiado.
Equipes de trabalho em cada etapa produtiva. 
Segurança e treinamento do indivíduo que participa do processo industrial.
Movimentação de material, bem como cuidados necessários no processo de movimentação. Equipamentos principais para reciclar a água utilizada nos processos de beneficiamento. Planilhas básicas de produção, controle do processo produtivo e custos que precisam ser calculados.
Avaliação da eficácia dos processos produtivos. Como mostrar materiais a clientes.
O relato mundial sobre o consumo do granito.
Este é o caminho neste livro. Mostrar por tudo que passa este pedaço de “pedra” que está em sua cozinha ou no piso de sua casa ou faz parte de seu trabalho, de uma maneira que você passe a admirar a natureza e valorizar ainda mais o produto que está presente no seu dia-a-dia chamado granito.

Nascido em Santa Catarina, em 1962, desde cedo viveu no “meio de pedras”.
Oriundo de uma família que tinha uma empresa no setor de granitos cujo produto principal era túmulos de granito, pôde dar os primeiros passos entre serras, politrizes e um tear construído por um dos sócios e tio.
Dentro deste dia-a-dia de pedra – que às vezes incluía a visita à primeira pedreira no estado de Santa Catarina – passou a “estudar” as rochas.
Aos 14 anos iniciou na empresa como auxiliar de produção, inicialmente gravando inscrições para jazigos e posteriormente participando de outros processos industriais como corte e polimento.
Autodidata por origem, aos 22 captou instruções básicas em escultura com o renomado mestre Elvo Benito Damo em Curitiba.
Aos 26, a oportunidade de participar da criação de uma grande empresa de beneficiamento de granito muda radicalmente seu modo de aprendizado pétreo.
Nos 14 anos seguintes viveu, gerenciou e aprendeu sobre o mercado globalizado de granito.
Conheceu  desde  operações em máquinas de corte de última geração, passando por inúmeras viagens internacionais, incluindo até viagens a África para comprar blocos de granito.
Todas essas experiências completaram seu aprendizado básico e auto-didático sobre rochas ornamentais.
Em 2003 a mudança para o pólo brasileiro de rochas ornamentais em Vitória no Espírito Santo novamente acrescentou conhecimentos ao autor.
Após mais de vinte anos atuando no gerenciamento de empresas, em 2006 parte para o ensino do que aprendera, passando a trabalhar com treinamentos no setor de rochas ornamentais, os quais ministra até os dias atuais. 

Serviço:

Introdução ao Mercado de Granitos
Osmar Reckelberg
Scortecci Editora
Economia
ISBN 978-85-366-1221-8
Formato 16 x 23 - 208 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home