FIGURAÇÕES DA LEITURA / Lisa Vasconcellos

Riobaldo reconta seu passado a um homem da cidade, que, embora nunca tome palavra, dá mostras ao leitor de sua presença. Por essa perspectiva, a desse primeiro ouvinte das palavras de Riobaldo, é que Lisa Carvalho Vasconcellos focaliza a obra magna de Guimarães Rosa. O velho jagunço busca a atenção de seu hóspede, do mesmo modo que um livro demanda leitores.

A ensaísta busca desenhar – com suas Figurações da Leitura: um estudo sobre o papel do narratário em Grande Sertão: Veredas – a completude da fala entre Riobaldo e seu hóspede, bem como delinear convergências entre esse hóspede, primeiro leitor da obra, e a posição do leitor enquanto termo do circuito literário.

Ganha a crítica com o trabalho desta jovem autora, que visita com argúcia, sensibilidade e precisão algumas essenciais abordagens e construções críticas da obra de Guimarães Rosa, a fim de problematizar o sentido e a função dessa personagem que ouve a narrativa de Riobaldo. Ganha, em última instância, Guimarães Rosa, com mais esse proveitoso e belo esforço crítico.

Marco Aqueiva

* Vencedora do II Prêmio de Literatura UBE/Scortecci 2007 - Categoria Estudo Acadêmico

Serviço:

Figurações da Leitura
Lisa Vasconcellos

UBE/Scortecci
Crítica literária
ISBN 978-85-366-1290-4
formato 14 x 21 - 124 páginas
1ª edição - 2008
Esgotado

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home