AÇORES: MINHA TERRA NATAL / Emílio Moniz Garcia

"Quando avançamos no tempo, e os anos de vida podem contar-se às dezenas, sobram-nos momentos para reflexão sobre o que somos, o que fizemos e o que gostaríamos de ter feito e que deixamos para traz perdido, porém, não esquecido; projetos mal definidos e pouco duradouros, a par de outros em número menor e realizados. Mesmo assim fomos caminhando e fazendo a nossa própria história".

O espírito aventureiro daqueles povos europeus, meus antepassados, que nos fins da Idade Média povoaram as ilhas do Arquipélago dos Açores, e que mais tarde, já no século XVIII, deixando os Açores vieram povoar o sul do Brasil, e que fundaram em 1742 a cidade de Porto Alegre,  foi o mesmo que me fez desembarcar no porto do Rio de Janeiro nos começos do mês de dezembro de 1949.

Naquele momento, eu dava início ao grande projeto da minha vida, disposto que estava a contribuir, com a minha formação européia e o meu trabalho, para o progresso desta terra, que me acolheu e onde fixei residência, chamada Brasil.

A história de vida de quem quer que seja estará incompleta se não se lhe juntar, para dar-lhe sustentação por alicerce, a história de sua terra de origem e de seus antepassados que lhe legaram as experiências de vida, as tradições e os genes. Foi com este pensamento que tomei a decisão de escrever alguma coisa que pudesse complementar a própria história de quantos descendentes de açoreanos existentes nesta terra, incluindo os meus próprios netos, que de algum modo tenham acesso às páginas deste meu livreto."

Serviço:

Açores: minha terra natal
Emílio Moniz Garcia

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-1307-9
Formato 14 x 21 - 76 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home