Receba nossa Newsletter: Nome Email

ESCRITOS: HISTÓRIA, LITERATURA E CULTURA LETRADA / Vilmar Antonio Carvalho

A construção social do discurso tem na literalidade de cada época um campo importante do registro histórico. Não é estranho, portanto, que a prosa de ficção e o poema sejam fontes de consulta do historiador. Seus fragmentos não aparecem apenas para compor o anedotário da escrita prosódica. Trazem, certamente, o importante rastro dos antepassados. Fato que muito bem envolve o poeta e o cronista na construção discursiva do social, ainda que não almejem exatamente esse fim.

Nos últimos dois anos de uma carreira que completa vinte, motivado pelas disciplinas do Mestrado em História realizado na UFPE, escrevi os artigos que formam a presente coletânea. Eles constroem o laço entre os primeiros tempos de professor e o sabor de estudar, nos tempos de agora, a pesquisa histórica sobre a cultura e a memória letrada do Nordeste brasileiro. 

Por isso, cada um dos artigos tem origem no trabalho universitário, nas disciplinas ministradas por Jorge Siqueira, Paulo Rezende, Socorro Ferraz, Maria das Graças Ataíde e Regina Beatriz, meus professores em 2006 e 2007. Encontro, assim, um lugar privilegiado para agradecer-lhes a vereda da pesquisa e, principalmente, nessas duas décadas de ensino, abraçar os estudantes que freqüentaram e freqüentam nossas aulas e textos durante todos esses anos.

Afinal, no ensino e na pesquisa existe sempre a ponte e o espelho. A ponte atravessa a distância e o espelho caminha o horizonte. Ensinar e Pesquisar são pontos de partida.  Escrever atravessa as afinidades que marcam, no verso e na prosa, o desejo e o projeto. Tudo parece interminável, mas ao mesmo tempo, é ponto de chegada para caminhar novamente outros escritos.


Serviço:

Escritos: História, Literatura e Cultura Letrada
Vilmar Antonio Carvalho

Scortecci / Fábrica de Livros
História
ISBN 978-85-366-1306-2
Formato 14 x 21 - 116 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home