Receba nossa Newsletter: Nome Email

GEL EM CHAMAS / Francigelda Ribeiro

A autora estreou literariamente, em 1997, com Estrada Virgem, livro de poemas, que eu tive a honra de apresentar. Daí a minha responsabilidade de agora, embora brevemente, falar alguma coisa sobre este Gel em Chamas, da amiga, professora e poetisa Francigelda Ribeiro.

Seria simples, porém repetitivo, dizer que sua poesia é calcada no virtual, que é feita na emoção dos desencontros, com cenários surrealistas e situações inusitadas e registros dos sonhos e da imaginação de uma alma idealista. A opinião continua válida. Ocorre que neste Gel em Chamas o que me chama a atenção é a predominante característica de exercício poético, vocabular, frasal e conteudístico. Não afirmo, mas creio que isso tem a ver com a competência da professora e também da pesquisadora cultural. Em sua poesia, o canto-exercício reforça o conhecimento e evita a repetição.

No mais, é a própria autora quem diz conscientemente:

Versos reversos
Libertos incertos
Horizontal representação

Hardi Filho

Francigelda Ribeiro é mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí, desenvolveu pesquisa sobre a interface entre literatura e sociedade, partindo dos elementos estéticos dos romances que compõem a Tetralogia piauiense, do escritor Assis Brasil – estudo publicado pela editora Bagaço, no volume: Literatura de subversão: três estudos (2008). Realiza projetos envolvendo leitura e imagem, com três trabalhos produzidos na área: "H. Dobal", "Fundação Nossa Senhora da Paz" e "A práxis literária de Assis Brasil: entrevista com o autor da Tetralogia piauiense". É autora do livro de poesia Estrada Virgem (1997).

Serviço:

Gel em Chamas
Francigelda Ribeiro
Jonas Salles (Ilustrações)

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-1326-0
Formato 14 x 21 cm - 104 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home