ERA UM GAROTO COMO EU / José Américo Borges

A missa de sétimo dia de Everaldo Brindisi é anunciada no Jornal A TRIBUNA de Santos. Seus amigos de infância e de adolescência veem o anúncio e preparam-se para ir à missa.

No caminho para a igreja cada qual relembra a convivência com Everaldo que logo depois de moço havia saído para viver a vida em outros tantos lugares. Dorval, Miro, César, Adailton, Pedrinho e Ronaldo, os amigos, ao lado de Helena, a grande paixão de Everaldo, constroem os personagens dos capítulos deste livro.

Em cada história contada e vivida por esses amigos são relembrados os fatos marcantes da vida no Bairro do Mercado em Santos. Nas décadas de 50 e 60, o Mercado Municipal vivia um grande apogeu como centro comercial e por reunir tantos imigrantes fundindo suas ricas culturas e tradições. Episódios marcantes como a explosão do Gasômetro, a criação do Bloco Carnavalesco Chineses do Mercado, a conquista da Copa do Mundo de 58, as excursões, os bailes e outras tantas imagens e lembranças de uma época maravilhosa, são tratadas como pano de fundo emoldurando a história de Everaldo e as de seus amigos.

Os amigos encontram-se na missa rezada na Igreja de Santo Antonio do Embaré e as lembranças de Everaldo são inevitáveis no coração de cada um deles.

"Era um garoto como eu" retrata um pouco de todos nós, nossos sonhos, desilusões, conquistas, nossa capacidade de produzir gestos de grandeza e de pobreza de espírito, humanos que somos.

É a história de Everaldo e de seus amigos. Poderia ter sido a história de qualquer um de nós.

José Américo Borges nasceu em Santos em 1948. Neto de imigrantes italianos, cresceu e morou até os 20 anos de idade no Bairro do Mercado. Foi lá, na Rua Cerquinho, que viveu por quase 12 anos. Começou sua carreira em Cubatão logo após ter formado-se em Química Industrial. Diplomou-se em Administração na primeira turma de Administradores de Santos. Fez carreira nessa área exercendo cargos importantes na COSIPA, ELEBRA e Tintas Ypiranga por mais de 15 anos. Fez vários cursos e participou de visitas técnicas a vários países da Europa e ao Japão. Tornou-se Consultor de Empresas e assessorou grandes empresas de todo o país. Foi Sócio-Diretor do Colégio Positivus por 13 anos onde também criou dramaturgias encenadas em vários eventos teatrais do colégio e em festivais teatrais da cidade. É autor da obra "Entre Goiabas e Abacates - Nossa vida na escola", editada pela Scortecci Editora, uma coletânea de crônicas a retratar o cotidiano da vida escolar e as características de seus singulares personagens. Exerce até hoje a atividade profissional de Consultor atuando nas áreas de Qualidade e Gestão de Pessoas. É autor de artigos publicados em vários jornais e revistas especializados de todo o país. É autor também de peças teatrais voltadas para a Qualidade Empresarial e Meio Ambiente. Em 1988 foi eleito “O Administrador do Ano” da Baixada Santista, prêmio outorgado pela Associação dos Administradores de Empresas de Santos.


Serviço:

Era um Garoto como Eu
José Américo Borges

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-1356-7
Formato 14 x 21 cm - 132 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home