CRÔNICAS DE UM NOVO CAMINHAR... / Francisco Fernandes de Araújo

"Sei que posso construir a minha primavera, sem depender daquela que consta em período certo nos calendários. Mas, para isso, preciso criar pensamentos positivos, tomar iniciativas corretas, e, às vezes, saber esperar para evitar decisões apressadas ou que me possam beneficiar num primeiro momento, mas em detrimento de outras pessoas. Posso adotar um novo caminhar, sim, desde que a minha atitude também não prejudique ninguém.

A propósito, existem situações que até podemos arriscar, sem nos preocuparmos com eventuais imperfeições, a pretexto de igualar a qualidade de nosso trabalho ao de outras pessoas, pois jamais alcançaremos o pretenso estágio ideal. E se agirmos com medo de que alguém descubra as nossas mazelas, ninguém terá oportunidade de conhecer algo razoavelmente bom que tenhamos criado.

O nosso progresso deverá ser medido apenas em relação a nós mesmos, mediante uma análise sincera e honesta sobre o quanto avançamos, e jamais avaliá-lo em comparação com o progresso de outras pessoas, pois somos diferentes e sempre haverá alguém com maiores e melhores talentos do que os nossos.

Em outras situações, contudo, a pressa ou o descuido momentâneo poderá pôr nossa segurança, estabilidade emocional e a própria vida em risco, de forma irremediável. Apenas para exemplificar, com a experiência que tenho em questões jurídicas posso afirmar, sem receio de erro, que a maioria dos delitos é cometida por falta desta preocupação de fazer somente a coisa certa e o bem. É algo como não saber parar antes de cair num precipício, dentre os tantos que aparecem no caminho..."

O autor é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, juiz aposentado no Estado de São Paulo, consultor jurídico, advogado, escritor e poeta, com 70 obras publicadas.

Serviço:

Crônicas de um Novo Caminhar...
Francisco Fernandes de Araújo
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-1342-0
Formato 14 x 21 cm - 168 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home