ANTONIO VARELLA JUNQUEIRA DE ALMEIDA - UMA VIDA DE HISTÓRIAS - UMA HISTÓRIA DE VIDA / Antonio Varella & Neta Mello

No início de seu livro de memórias, Dr. Antonio diz à organizadora não ter muita coisa para contar. Essa é uma dúvida que assalta quase todas as pessoas as quais, não sendo considerados ilustres, resolvem contar momentos e episódios de sua vida. Neste caso, como quase sempre acontece, a resposta à dúvida é positiva, pois todos nós temos muito mais a transmitir, do que geralmente pensamos, às gerações mais novas e, quem sabe, à futuras.

O livro do Dr. Antonio estende-se pelos muitos decênios de sua vida e pela recordação de seus antepassados, reconstituindo tanto sua vivência familiar, quanto fragmentos da história de São Paulo. Nele aparecem o Centro Velho – que um dia não foi velho – os cinemas, teatros, confeitarias, as ruas e os bondes.

Nele surgem ainda inúmeros personagens, desde o embaixador Macedo Soares – parente por afinidade do autor – ao negro Manuel, copeiro do avô do narrador, nascido liberto por força da Lei do Ventre Livre. Isso sem se falar em outras figuras, como a do professor Tranqüilo Tranquili, de quem eu também viria a ser aluno, no Colégio São Bento.

Aqui e ali, despontam fragmentos dos costumes de uma época, por ocasião do nascimento das crianças ou dos banhos de mar em Santos. Nas cenas que vão se desenrolando, o livro se destaca pela espontaneidade, pelo tom da narrativa, e outros méritos, entre os quais se destaca a fina ironia do autor.

Boris Fausto
Historiador

Serviço:

Antonio Varella Junqueira de Almeida - Uma Vida de Histórias - Uma História de Vida
Antonio Varella / Neta Mello
Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-1376-5
Formato 14 x 21 cm - 200 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home