Receba nossa Newsletter: Nome Email

A FILHA DO CERRADO / Maria da Luz

A Filha do Cerrado, o mais recente romance de Maria da Luz, nos encanta com uma narração focada nas memórias de uma menina que fala do seu sofrimento e da força de vontade de vencer a própria história. Ele percorre os caminhos da miséria humana e o rigor de uma estrutura familiar onde a morte da matriarca, figura bondosa e conciliadora, é o início das desventuras da protagonista que vê sua família desagregada dar novo rumo a sua vida.
“A Filha do Cerrado” nos enleva pela força e coragem da menina abandonada e sensível que suporta sua dor nas asas mágicas da imaginação, fuga primordial para fazê-la suportar a sofrida caminhada pelos caminhos mágicos do cerrado.
No início deste romance, somos presenteados com a declaração de amor ao cerrado. A autora fala das suas raízes, num grito de socorro pela preservação de tão sonhado paraíso. Faz nos sentir o cheiro das suas frutas, o som dos seus pássaros como: “de manhãzinha nas aragens/ sinto o hálito de Deus/ soprando dos pássaros as plumagens/ para despertar os cantos seus.” É deste chão que sua personagem em “A Filha do Cerrado” busca forças para vencer e vencer-se.
Maria da Luz nos prende com sua sensibilidade quando se trata de temas que muitos preferem ignorar como o preconceito que, em pleno século XXI, ainda segrega pessoas e diminui expectativas de vida. As dores morais de quem pensa em fazer um aborto; e o duro golpe da descoberta do vírus HIV. Esses temas, apesar de suas incríveis implicações e dubiedades, são profundamente tratados de forma que somos levados a nos por no lugar das personagens e encararmos nossas próprias aflições e angústias acerca das incertezas do cotidiano.
Assim, “A Filha do Cerrado” é um romance que prima pela sensibilidade, sem recair na pieguice, que seria quase natural numa obra que trata de tanto sofrimento. Em cada página podemos nos ver enquanto seres humanos e viajar para dentro de nossa frágil humanidade para, tal como a protagonista, vencermos nossos obstáculos e nos encararmos como seres plenos.
 
Clenice Rodrigues Machado

Serviço:

A Filha do Cerrado
Maria da Luz

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-1359-8
Formato 14 x 21 cm - 136 páginas
1ª edição - 2008

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home