RELATOS DE UMA PROFESSORA / Gioconda Fontana

Bem-vindo à escola real!

O cenário é sempre a periferia com seus lindos nomes, Jardim das Flores, das Rosas, Nakamura, Aracati, Miríam e por aí vai. Começo de carreira é isso, um pingo de aulas, mas um oceano de escolas e haja correria para chegar no horário.

Aqui apenas uma pequena parcela de décadas no magistério. Foram tantos textos e exercícios corrigidos que a autora ficou meio preguiçosa para escrever outras tantas lembranças, mais de meio século.

Narrado de forma leve e por vezes engraçada, as agruras, venturas, desventuras e aventuras, levarão, com certeza, o leitor de volta à sala de aula, ao pátio e corredores onde a mesma ouviu os maiores descalabros tais como: "Professora, você vai dar aula?" Resposta: "Não, vou vender.

É para isso que o governo me paga e nunca atrasa." ou "Professora, por que você veio?" Duas respostas, dependendo do estado de espírito. "Porque amo o meu trabalho." ou "Vim, porque pensei que você fosse faltar."
O que faz um professor na escola? Também dá aulas.

A autora nasceu em São Paulo, Capital, aos 05 de maio de 51 (já por si uma boa idéia), mas foi criada em Lins - cidade das escolas - que tinha o mais lindo cinema do mundo, o Cine São Sebastião ou Bastiãozinho. Ali ficou cinéfila. Estudou Português e Inglês na FAL - Faculdade 'Auxilium' de Filosofia, Ciências e Letras - considerada uma das melhores do interior paulista, com seus excelentes mestres: Irmãs Ruth, Maria de Lurdes e Barreto, Padre Paschoal e os professores Eduardo Borges, Marta Olivi, Aderbal e tantos outros. Voltou para São Paulo por falta de opção de trabalho e aqui criou raízes e um filho. Também plantou uma árvore. Melhorou muito o seu Inglês na UCBEU e CCAA e só sentiu firmeza ao lecionar o verbo 'to be' depois que passou a sonhar em inglês. Dreams and Nightmares também.
Cursou Literatura Brasileira na Universidade São Judas Tadeu. No momento está aposentada e gostando demais desse dolce far niente. Sente saudades do magistério? Ponto de interrogação quase furando a sua cabeça. Diz que foi mais feliz do que o contrário. Boas lembranças sempre ficarão. Só não sente saudades dos kiss my ass, va fan culo ou besame culo.

Serviço:

Relatos de uma Professora
Gioconda Fontana
Scortecci Editora
Memórias
ISBN 978-85-366-1393-2
Formato 14 x 21 cm - 116 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home