Receba nossa Newsletter: Nome Email

VOCÊ SABE FALAR EM PÚBLICO? / Pedro Barroso

É impossível perder o medo de falar em público sem praticar essa estonteante aventura. Porém, isso terá de ser feito por partes, gradativamente, de acordo com o ensinado nas páginas a seguir. Temos muitos amigos e amigas que se recusam a essa prática, camuflando-se mimeticamente na rouquidão para justificar o não falar, cantar ou ler em público. Outros vão perdendo a voz à medida que o dia da sua apresentação se aproxima.
O medo de falar em público, em muitos, ataca a voz, as pernas ficam paralisadas, as mãos ficam geladas, os ombros e o pescoço enrijecem, a face fica deformada deixando a expressão facial petrificada. Em alguns, os olhos ficam esbugalhados, distorcendo-lhes o rosto, dando-lhe um ar desagradável e outros ficam a ponto de quase perder o fôlego.
Quantas soluções geniais que seriam úteis à humanidade seguiram seus autores aos túmulos, por terem estes medos de expressá-las? Tenho certeza de que a humanidade, hoje, estaria em melhores condições se o medo de falar em público tivesse sido retirado do seio da nossa civilização.
Não se engane, existe muita gente competente relegada ao segundo plano porque negligenciou essa parte da engenharia das relações humanas, qual seja, aprimorar-se na arte retórica.
Muitos já perderam preciosas oportunidades de ascender profissionalmente, por terem medo de falar em público.
É necessário que você passe a viver até a exaustão essa experiência.

Pedro Barroso é escritor, dramaturgo, teatrólogo, poeta e ator. Nasceu na Rua do Caminho da Fonte, na cidade de N. S. do Perpétuo Socorro, interior de Sergipe, no dia 26 de abril de 1954. Passou toda sua infância brincando, mais entre os mangues e coqueirais da cidade natal do que estudando.
Na Escola Técnica Federal de Sergipe, onde concluiu o 2° grau, venceu o concurso de Oratória em 1972. As consequências da conquista foram a dedicação à Literatura e à nobre arte de falar em público, tornando-se orador daquele estabelecimento de ensino.
Mudou-se para Salvador em 1976. Graduou-se em Direção Teatral pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, em 1979. Dirigiu e montou, vários espetáculos. Atuou, encenou outros tantos.
Escreveu O Excomungado; Destino Amargo de um Poeta; Angélica; Vida Carniça; Gaizelina; Enquanto o Rei Dorme as Crianças Brincam; A Caminho do Céu; A Viúva Romântica; O Agiota Generoso...
Atuou como assistente de Direção do professor de Teatro da Universidade da Califórnia, em San Diego, o PhD Floyd Gaffney, na peça Dia de Ausência. É autor dos livros O Caçador de Místicos; Amor e Tormenta no Mar da Bahia; Como Perder o Medo de Falar em Público e A Arte de Convencer Falando.
Com pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, Desenvolvimento do III Setor e Psicopedagogia Escolar.
Foi idealizador e é membro da ALER - Academia de Letras do Recôncavo.
Casado, pai de quatro filhos. Atualmente, é Professor de Oratória e Persuasão na Escola Superior de Advocacia - ESAD da OAB-BA, HorizonteNet, Galileu e Instituto Isis - terapias integradas.
Seguindo a experiência bem sucedida das novas ferramentas tecnológicas, disponibiliza, através da infinita estrada digital, cursos on-line, sendo um guia prático e ao mesmo tempo teoricamente bem fundamentado. Por meio do site: www.falandoempublico.com.br são disponibilizados os seguintes cursos: Curso de Oratória Básico, Curso Avançado de Oratória, Curso de Oratória e Persuasão, Curso de Oratória Para Advogados e Linguagem Corporal e Oratória.

Serviço:

Você Sabe Falar em Público?
Pedro Barroso

Scortecci Editora
Retórica
ISBN 978-85-366-1399-4
Formato 14 x 21 cm - 176 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home