BORBOLETA, TREZE / Pedro Paulo Braga

Tio Pedro, lembro-me deste título... Borboleta, Treze. Muito boa a história do Pedro Tinoco, que apostou no burro apesar da advertência de Júlio Biscateiro para que ele jogasse na borboleta. Também lembramos a história de Nequinha, o orgulho e sustento de Gasparino Bevenuto, dono do Salão Extremo Oriente.

Nequinha, barbeiro de sorte e contador de piadas, era capaz de fazer uma barba até debaixo d’agua. Vimos, ainda, a confusão que houve com os times do Padre Léo Batista e Zé Bispo. E do juiz que tinha as pernans curtas na hora de marcar a penalidade máxima. O mais interessante,porém, foi o dentista que fazia graça na hora de arrancar os dentes dos pacientes medrosos.

Também, no livro, temos outros casos, como o Francesco Bruno, que veio da Calábria, na Itália, para ficar rico no Brasil, mas terminou na miséria com sua três cabrinhas magras que davam mais sangue do que leite; o caso do velho e os bichos, do Judas sertanejo e da Promessa do Getulino. Todos eles são verdadeiras preciosidades. Eduardo Braga Costa dos Santos

Pedro Paulo Braga nasceu em Jequié (BA), em 29 de junho de 1924. Filho de Firmino José Braga e de Filomena Astéria Braga, é escritor, jornalista, poeta e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero em São Paulo. É membro da Academia de Letras de Jequié; Academia Taguatinguense de Letras de Taguatinga (DF); API – Associação Paulista de Imprensa (SP); UBE – União Brasileira de Escritores (SP) e Fenaj (PR). Contista premiado pela UBE em 1956, com o conto: Um Homem e Três Cabras Magras e pelo poema Pintura de Palhaço, em 1992. Também foi premiado por Segunda Lira dos Novos Paulistanos, em 2000, pela AFPESP. Autor das monografias paradidáticas a publicar: Iniciação Política; Mudança da Mentalidade Religiosa do Nordestino; Perspectivas para o Conhecimento Científico; Efeitos do Processo Migratório na Sociedade Afluente e Comportamento.


Serviço:

Borboleta, Treze
Pedro Paulo Braga
UBE / Scortecci
Contos brasileiros
ISBN 978-85-366-0604-5
Formato 12 x 17,5 cm - 132 páginas
1ª edição - 2006

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home