JOÃO CABRAL DE MELLO NETO - O Poeta e a Voz da Modernidade / Renato Suttana

João Cabral de Melo Neto: o poeta e a voz da modernidade. João Cabral de Melo Neto é uma das vozes mais proeminentes da poesia brasileira dos últimos anos.

Neste livro, são abordadas as relações de sua obra com a crítica literária, tratando-se tanto da crítica que se escreveu sobre o poeta quanto daquela que o próprio poeta formulou. Uma das noções a ser destacada é a de que as formulações de Cabral mantêm compromissos explícitos com certa construção do “moderno” no Brasil das últimas décadas – compromissos que são assumidos, ecoados e amplificados pela crítica.

Funda-se, assim, um diálogo entre obra e crítica, no qual a história do “poeta-engenheiro”, unida a certo arcabouço teórico de orientação formalista, serve de base para se estabelecer um influente e prestigioso projeto de modernidade nacional.


Natural de Barroso, Minas Gerais, Renato Suttana é graduado em Letras pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (atual Universidade Federal de São João del-Rei), mestre em Letras pela PUC de Minas Gerais e doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), de Assis. Trabalhou como professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede pública mineira, tendo sido também professor da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena. Atualmente, leciona literatura brasileira e teoria literária no curso de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava, Paraná. Como dissertação de mestrado, apresentou o ensaio Uma poética do deslimite: o poema como imagem na obra de Manoel de Barros (inédito em livro) e em 2002 publicou o livro de poesias Visita do fantasma na noite (2002).


Serviço:

João Cabral de Melo Neto - O Poeta e a Voz da Modernidade
Renato Suttana

Literatura
ISBN 85-366-0226-0
Formato 14 x 21 cm - 280 páginas
1ª Edição - Ano 2005

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home