SARAMAGO METÁFORA E ALEGORIA NO CONVENTO / Rosemary Conceição dos Santos

Neste ensaio, a percepção, a sensibilidade e a representação social e cognitiva das personagens da obra Memorial do Convento, de José Saramago, são social e analiticamente reconstituídas.
A realidade de um passado parece ser a representação dinâmica de um presente.
Em alguns momentos, o leitor parece projetar, em si próprio, todos os conflitos, necessidades, valores, emoções e interesses de uma época.
Em outros, a realidade se confunde com a ficção e leitor e personagens parecem, psicanaliticamente, fundirem-se para melhor perceberem (com os sentidos) e sentirem (com as emoções) uma realidade que, apesar do contexto, dos valores e dos momentos diversos, parece invariante.
Os medos, as frustrações, as angústias, os desejos, as injustiças sociais, os sofrimentos, os mistérios, as belezas, enfim, tudo o que na  obra constitui o imaginário humano é analisado e parece reviver de uma época para outra.
Neste aspecto, como em vários outros, a análise da autora é profunda, clara e concisa.
O tempo, em termos físicos, em termos de anos num mero calendário, mudou, mas as emoções, os sentimentos, as percepções e o imaginário de nosso cotidiano parecem, apenas, revisitados.
Naquele nos encontramos, nos identificamos.
Um excelente estudo analítico das metáforas e alegorias saramaguianas.
Vale a pena ler e decifrar este livro.

Prof. Dr. José Aparecido da Silva
FFCLRP da Universidade de São Paulo

Rosemary Conceição dos Santos é ribeirãopretana, graduada em Letras e mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista.
Seu interesse tem focalizado a análise do processo de configuração ficcional do grande escritor português José Saramago. Fruto de tal interesse tem elaborado vários manuscritos sobre os trabalhos desse renomado escritor.
Atualmente está cursando o doutorado em Literatura Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, campus da capital e tem participado de inúmeros congressos e reuniões científicas.


Serviço:

Saramago: Metáfora e Alegoria no Convento
Rosemary Conceição dos Santos

Scortecci Editora
Ensaio
ISBN 85-366-0119-1
Formato 14 x 21 cm - 112 páginas
1ª Edição - Ano 2004

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home