SUBSÍDIOS À HISTÓRIA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA / Theophilo de Andrade

Este livro contém os artigos publicados por Theophilo de Andrade no jornal “A Cidade”, de São João da Boa Vista, nos anos de 1938, 1949, 1950, 1951 e 1952, ordenados em três séries, a saber, “A história da Santa Casa Dona Carolina Malheiros”, “A imprensa em São João e “A nomenclatura das ruas de São João” escritos pelo autor, sem preocupação com a forma (como ele esclareceu), mas com o intuito de servir à memória da cidade e como o subsídio a futuros estudiosos e historiadores.

O volume traz, ao final, anexos com alguns poucos artigos escritos em épocas diversas, mas sempre de cunho histórico e relativos a São João da Boa Vista.

Theophilo Ribeiro de Andrade nasceu em Cristina, (MG), aos 18 de março de 1879, com seus pais e cinco irmãos, em caravana de carros de boi e carroças de burro, os adultos a cavalo, dois irmãos menores, de três meses e dois anos de idade, em lombo de burro, um de cada lado, em jacás improvisados. A viagem foi épica, pois os caminhos eram precários, às vezes pouco mais do que trilhas, e a caravana demorou cerca de quatorze dias para chegar a São João, onde os pais, José Procópio de Andrade, haviam adquirido uma propriedade rural. Aqui tiveram mais cinco filhos, totalizando onze. O autor estudou as primeiras letras em São João, prosseguindo em São Paulo, formando-se bacharel, em 1894, na “Academia de Direito”, a tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Principiou a advocacia na capital, mas logo veio para São João, onde, a partir de 1896, sempre residiu e advogou, até sua morte, em 20 de dezembro de 1953.

Serviço:

Subsídios à História de São João da Boa Vista - Vol. II (até 1952)
Theophilo de Andrade
Scortecci Editora
História
ISBN 85-7372-986-4
Formato 14 x 21 - 200 páginas
1ª edição - 2003

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização. 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home