Receba nossa Newsletter: Nome Email

POEMA COMEMORATIVO - 500 ANOS DE UMA CLASSE DOMINANTE DIVORCIADA DA NAÇÃO / Nélson Malheiro

Nas tribos das nações indígenas, dos brasis nos seus primórdios, o ensino informal, das  técnicas e proceder, necessários à vida livre do adulto, atingia todas as crianças, indistintamente.

Estas, ao lado dos pais, nos seus afazeres diários, aprendiam como preparar instrumentos de guerra, caça e pesca, preparar os alimentos e o cultivo do solo, bem como a construção das ocas e tabas.

A tradição oral das cerimônias fúnebres, nupciais e de iniciação à vida do adulto, era transmitida, informalmente, sem imposição de alguém, mas sim pela necessidade de sobrevivência, acrescida do exemplo vivo de todos na comunidade.



Nélson Malheiro nasceu em Conchas (SP) em 25 de abril de 1926.
Professor Normalista pela Escola Normal Plínio Rodrigues de Morais, em Tietê (SP), Bacharel em Direito e Pedagogo, atuou como professor em Lins (Bairro do Pau d’Alho), São Caetano do Sul e Presidente Alves. Foi também diretor de escola pública em várias cidades do interior de São Paulo, pela ordem: Lucianópolis, Álvaro de Carvalho, Pederneiras, Martinópolis, Garça, Bauru, Itu e Sorocaba. Aposentou-se em 23 de julho de 1983. Ocupou todos os cargos por concurso de provas ou títulos. Só trabalhou interinamente, em estágio probatório, ao ingressar no Magistério Público Estadual de São Paulo.
Publicou, em 1997, No Além da Luz - Sonetos e Sonetilhos, em 1998, Homo Est Regalum Dei, em 1999 500 anos de uma classe dominante divorciada da nação, O Eterno Ser, A Hipóstase e outros Poemas, em 2000 e O Soneto, a Perfeição e outros Poemas, em 2002, todos pela Scortecci Editora.

Serviço:

Poema Comemorativo - 500 Anos de uma Classe Dominante Divorciada da Nação
Nélson Malheiro

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 85-7372-265-7
Formato 14 x 21 – 56 páginas
1º Edição - 1999

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home