Receba nossa Newsletter: Nome Email

VERSÔMETRO / José Ailton Ferreira (Bahia)

Repare bem a maneira como esse livro foi escrito. Numa parte, Bahia mostra seu ponto de vista político-social em textos ora irônicos, ora melancólicos. Não, não vou colocar trechos de poemas aqui neste espaço. Há o livro inteiro a ser lido. Repito.

São ingênuos às vezes. Repito novamente.

Não sei se isso é um defeito ou uma qualidade. Fica a critério de cada um.
Em outra parte ele desfia a teia do romantismo.

Eu sempre fico imaginando se ele deixava de assistir às aulas na escola para ficar escrevendo versos para aquela menina inalcançável. Será que foi isso? Em todo o caso, Bahia poderia plagiar aquela frase famosa, “vim, vi e venci”, com uma semelhante “vim, vivi e escrevi”. Fica a lição ao resto dos navegantes.  


José Ailton Ferreira (Bahia) iniciou ainda na adolescência sua manifestação em poesia e prosa. Baiano de Almadina (então distrito de Ilhéus) e tendo habitado outras paragens daquele Estado, dentre as quais Coaraci, Itapetinga, Macarani, Salvador, Ilhéus e Itabuna, desde agosto de 1983 vive em Porto Velho, cidade que, segundo o mesmo, é uma das mais cosmopolitas e interessantes Do Brasil. Cursou o 1o e o 2o grau no Colégio Estadual de Itabuna, é formado em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC (Ilhéus-Itabuna) e com Especialização em Projetos de Pesquisas. Durant o seu período de faculdade participou de vários projetos de extensão universitária, dentre eles, o Projeto Rondon e Projeto Tosta Filho, com atuação na Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí e Alagoas. É autor de 10 livros individuais e tem participação em oito antologias nacionais e desde a sua terra natal, vem integrando os movimentos culturais, como o Grupoema e Poetas da Praça (Bahia), Cadernos Negros (São Paulo) e Projeto Sarau e Arte e Literatura (Rondônia). É membro da União Brasileira dos Escritores – UBE e da Academia Rondoniense de Poesia (ACARP). Milita no jornalismo há quase duas décadas, sendo editor de cultura do jornal Alto Madeira (Rondônia), onde mantém as colunas Giro Por Porto Velho e Re-criação. No momento tem seus arquivos, material para mais quatro livros (dois de poesias, um de crônicas e um romance) que pretende publica-los até 2008.

Serviço:

Versômetro
José Ailton Ferreira (Bahia)

Poesia
Scortecci Editora
ISBN 85-000-000-0
Formato 14x 21 – 40 páginas
1 ª edição - 1996

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home