Receba nossa Newsletter: Nome Email

O COPO AZUL / Caio Porfírio Carneiro

O autor reúne neste livro quinze contos inéditos, todos de data recente. É a décima publicação exclusiva do gênero. Alguns poucos foram incluídos em outros livros, onde entraram trabalhos diversos.

É vasta a sua obra, que se aproxima dos trinta títulos, dos mais diversos gêneros, do conto ao romance, da biografia à memorialística, da poesia à novela, da literatura infanto-juvenil ao ensaio. É no conto, entretanto, onde encontra o “gênero literário do coração”. A ele se dedicou sempre durante toda a sua vida de escritor. E todos trazem a sua marca personalíssima   de qualidade e alto valor literário. Alcançou vários prêmios, alguns dos melhores do País.

A sua fortuna crítica reúne quase uma centena de nomes de expressões das nossas letras, que se manifestaram sobre o valor da sua obra, todas favoráveis. Contos seus estão em mais de duas dezenas de antologias nacionais e chegaram a outros idiomas.

Os contos aqui reunidos alcançam várias vertentes estéticas da história curta, com a marca bem pessoal do autor: a sutileza, a essencialidade e a extraordinária economia de meios para realizá-los.

Caio Porfírio Carneiro, embora desde a sua estréia no gênero, em 1961, com Trapiá, seja senhor do gênero, comprova, com este livro, nesta altura da sua vida, que continua, tal como afirmou um dos seus críticos, “navegando no conto como um peixe na água”.

Perguntado por que o título de O copo azul, respondeu apenas: “Não sei. É apenas título de um dos contos. Gostei do título. Gostei do copo. E sempre gostei do azul. Fazer o quê?”

Eis um livro de Contos de um contista há muito tempo aplaudido e consagrado pela crítica.

Caio Porfírio Carneiro é ficcionista com mais de vinte livros publicados nos gêneros romance, novela, conto, reminiscência e literatura infanto-juvenil. Recebeu diversos prêmios, entre outros, o Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, com o livro de contos Os Meninos e o Agreste, e o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, com O Casarão, mesmo gênero. O romance O Sal da Terra foi traduzido para o italiano, árabe e francês, com duas adaptações técnicas para o cinema. Está presente em mais de duas dezenas de antologias de contos, vários deles traduzidos para diversos idiomas. Colabora em vários suplementos e revistas literárias do País.

Serviço:

O Copo Azul
Caio Porfírio Carneiro

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-1478-6
Formato 14 x 21 cm
Páginas 72
1ª Edição - Ano 2009
Esgotado

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home