Receba nossa Newsletter: Nome Email

ENTRE BORBOLETAS E SALMÕES / Lincoln Almeida

Para que as borboletas possam voar livres pelos espaços formando nuvens multicoloridas, devem antes morrer; sair do casulo, do ventre primevo. Do contrário, fenecem como lagartas sem jamais terem ganhado os céus. Assim também somos nós diante de nossas escolhas ao longo da vida.

Os salmões, após anos no mar, retornam milhares de quilômetros rio acima, rumo à cabeceira das águas onde nasceram. Ali desovam, fecundam seus ovos e morrem.

Muitos não conseguem fazer este trajeto, padecendo pelo caminho na longa e extenuante jornada de volta. Aos poucos vitoriosos que retornam às origens, a recompensa são as novas vidas que darão continuidade à espécie. E estas, mais tarde, já adultas, repetirão o mesmo caminho de seus ancestrais. Assim somos nós! Apenas um detalhe nos difere dos salmões: temos a chance de fazer com que a jornada de volta seja um grande acontecimento, uma festa a ser compartilhada e onde todos tenham direito à beleza e à dor do viver...

Este pequeno trabalho teve sua origem no imenso desejo de desnudar as contradições humanas, tão fora de moda e combatidas em nossos dias. Cada poesia ou crô-nica nasceu, curiosamente, de um tema específico para a elaboração de um artigo científico. Todavia, ao longo do processo de criação e pesquisa, as palavras pareciam ir tomando vida própria, cor, graça, e as rédeas de todo o processo.

Quando me dava conta nascia poesia e não ciência...

Lincoln Almeida, Médico psiquiatra - psicoterapeuta e artista plástico. Pós-graduado pela Universidade Complutense de Madrid - Espanha e pelo Servizio di Salute Mentale di Trieste - Itália. Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Dito isso, agora a verdade: paulista de Taubaté, menino, moleque, andarilho, amante do humano e de suas contradições. Crescido entre os mangueirais do Sítio do Pica-Pau-Amarelo e as histórias de Monteiro Lobato. Na alma, séculos de poesia e boa música; no corpo, passeando entre os dedos, uma flauta transversal e um violão pra lá de vadio...

Serviço:

Entre Borboletas e Salmões
Lincoln Almeida

Scortecci Editora
Crônicas e Poemas
ISBN 978-85-366-1407-6
Formato 14 X 21 cm 
152 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home