BRASIL x ARGENTINA - HISTÓRIAS DO MAIOR CLÁSSICO DO FUTEBOL MUNDIAL(1908-2008) / Newton César de Oliveira Santos

Quando disputam uma partida de futebol, Brasil e Argentina levam a campo uma rivalidade iniciada há mais de um século. Dois países tão próximos, e ao mesmo tempo tão diferentes, compartilham uma paixão obstinada pelo esporte que leva seus habitantes a extremos de alegria, tristeza e angústia.

Com o passar dos anos, as duas maneiras distintas de se jogar futebol passaram a caracterizar cada país em seus aspectos social, político e cultural. Assim, as similaridades e diferenças entre brasileiros e argentinos ganharam vulto e importância nos gramados quando os dois selecionados se enfrentavam, e fizeram desse encontro o maior clássico do futebol mundial.

Esse livro mergulha na história dos jogos entre as seleções de Brasil e Argentina e mostra como um relacionamento esportivo inicialmente marcado pela cordialidade foi se transformando em uma rivalidade sem igual no mundo do futebol. A intenção foi realçar as maiores conquistas e destacar os grandes jogadores de ambos os lados; descrever as principais brigas em campo; contextualizar cada partida em relação ao momento vivido em cada nação; reunir, enfim, as melhores histórias que se sucederam ao longo de um século de encontros em campo.

Brasil e Argentina são duas potências do futebol, reconhecidas mundialmente. A rivalidade que transparece e que caracteriza o confronto esconde o muito que existe de respeito, admiração e inveja entre os torcedores e jogadores dos dois países. Afinal de contas, a grandeza de um ganha muito em realce e nitidez diante da estatura da outra.

Newton César de Oliveira Santos é professor, jornalista e micro-empresário. Paulistano e corinthiano, acompanha a Seleção Brasileira desde a preparação para a Copa do Mundo de 1974. É do tipo de torcedor que acha que a Seleção tem obrigação de jogar bem e vencer todos os jogos que disputa – e sofre bastante por causa disso. Sempre teve raiva de argentinos, até descobrir, durante a preparação deste livro, o porquê de tanta bronca: os “hermanos” têm um futebol com tradição, estilo e quantidade de craques que se equipara ao brasileiro. Ainda torce contra os maiores rivais, claro; mas já é capaz de reconhecer, publicamente, que admira a maneira como eles jogam bola.

Serviço:

Brasil x Argentina - Histórias do Maior Clássico do Futebol Mundial (1908-2008)   
Newton César de Oliveira Santos
Scortecci Editora
Futebol
ISBN 978-85-366-1492-2
Formato 16 X 23 cm 
616 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home