A PRODUÇÃO DO TDA/H - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM OU SEM HIPERATIVIDADE / Ieda Benedetti

A autora busca apresentar as bases filosóficas, sociais e epistemológicas que se relacionam com o surgimento do quadro do TDA/H, demonstrando o processo de construção deste conceito e de sua contaminação ideológica e comercial, imersa em uma sociedade organizada em torno do capital.

Demonstra a conceituação hegemônica sobre o transtorno e apresenta a visão dos críticos desse posicionamento teórico. Resgata a dimensão humana e subjetiva do sujeito, por meio de relatos de casos clínicos, trazendo à tona a discussão a respeito da venda de medicação e dos gastos com laudos e consultas.

Discute a necessidade de evolução da família e da escola para acolher esse sujeito contemporâneo e suas transformações sociais ligadas à sua constituição psíquica.

Apresenta a necessidade do questionamento crítico diante das dimensões epidêmicas que ocorrem ao quadro de TDA/H, culpabilizando o sujeito, muitas vezes uma criança, em detrimento das responsabilidades contidas nas famílias e instituições de ensino. 

Resgata, ainda, a importância da percepção de conteúdos subjetivos e emocionais para além dos sintomas clínicos, analisando individualmente cada um dos sujeitos diagnosticados, questionando a uniformização do diagnóstico e do reducionismo da solução medicamentosa.

Ieda Benedetti é formada em psicologia, pela Universidade Estadual de Maringá/UEM. Atua com psicologia clínica e escolar. É docente da FAPEPE/Presidente Prudente e também coordena o Núcleo de Apoio Psicopedagógico desta IES. Seu tema de especialização é a psicossomática; no MBA discorreu sobre Gestão com Pessoas; no mestrado em políticas públicas, defendido na UNESP, dissertou sobre a Avaliação do Ensino Superior; e no doutorado, defendido na UFMS, desenvolveu a temática Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade, que deu origem a este livro. Os temas centrais de seus trabalhos como artigos, entrevistas televisivas e palestras abordam transformações do mundo contemporâneo e sua influência na formação da subjetividade humana.

Serviço:

A Produção Do TDA/H - Transtorno De Déficit De Atenção Com Ou Sem Hiperatividade
Ieda Benedetti

Scortecci Editora
Psicologia
ISBN 978-85-366-1578-3
Formato 14 X 21 cm 
320 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home