POSTURA E MÉTODO DO EDUCADOR ESPELHO / Jocelino Pereira dos Santos

O que é o método?

O que  é o educador espelho? Qual a postura do educador espelho? O que é o método do educador espelho?

São três perguntas com respostas complementares, esta complementariedade que forma o conjunto da obra.

Neste método, a ideia de espelho foge da esfera comum, alguém que segue e alguém que deve ser seguido. O educador espelho, interagindo com o educando na sala de aula e em outros espaços da escola, mostra para o mesmo suas atitudes e a contribuição dessas atitudes para o seu crescimento pessoal e inter-relacionamentos nos micros e macros contextos de grupo.

A postura do educador espelho aparece em seu relacionamento com os alunos, na sala de aula e nos outros espaços da escola; é o exercício democrático na relação com o outro, respeitando limites e fomentado autonomia.

O método é o conjunto teórico da obra, a segmentação, os passos a serem seguidos para uma prática no aprendizado educativo de qualidade, justiça e liberdade.

O ensinar e o aprender na relação professor-aluno no espaço e no tempo equilibrado e equilibrando relacionamentos em toda segmentação escolar                  

Postura e Método do Educador Espelho é um método didático que propõe aos seus adeptos práticas, posturas e atitudes no trato da relação professor-aluno na sala de aula e outras partes da escola, tendo como eixo as relações eu e o outro, família, escola e sociedade. Entendendo o ser humano como um ser relacional e objeto de seu próprio desejo e a escola um espaço coletivo de grandes e pequenos grupos diferenciados, formados por seres humanos diferentes, diferentes e diferentes. Que transfere e projeta sentimentos e emoções.

O método é resultado de vários anos de observações, teorizações, experimentações e aprimoramento de trabalhos que realizei e continuo realizando como educador, teatrólogo e psicodramatista nas escolas estaduais e municipais onde trabalho a mais de vinte anos e diretor do Grupo de Teatro Cavalo de Pau em outros espaços promotores de ações culturais, tais como; universidades, teatro, casas de cultura, praças públicas parques, associações de moradores e etc.

Postura e Método do Educador Espelho a princípio, foi formatado para ser aplicado a formação de professores e atores em curso de formação de grupo, mas o método também poderá ser adotado em formação de profissionais de outros ramos de atividades.

Após o lançamento do volume I que é a fundamentação do método será lançado o volume II com técnicas de relacionamentos, jogos e outras práticas de ajustes pessoais para uso da prática da aplicação do método.

Jocelino Pereira dos Santos, é Psicanalista, Arte-Educador, Teatrólogo, Pedagogo, Pós-graduado em sociologia com enfoque em cultura e globalização, Psicodramatista e especializado em arte “Uma nova visão de mundo” pela ECA USP. Há mais de quinze anos dedicou-se a pesquisas de relacionamento de grupo inspirado na obra de J.L. Moreno criador do psicodrama. A medida que ia desenvolvendo o método realizava cursos para fundamentar suas observações, acrescentando conhecimentos do mundo das artes da sociologia, cultura oriental e psicanálise. Professor a mais de vinte anos nas Redes Estadual e Municipal ministrou cursos de formação em universidades, casas de cultura, teatros, escolas, igrejas ONGs, fundações, Diretorias de Ensino. Atualmente é Presidente da Associação Cultural Teatro Cavalo de Pau, Professor da Rede Municipal de Ensino, diretor da Escola Estadual Eugênio Mariz de Oliveira Netto psicanalista do instituto IBCP (Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise).

Contato com o Autor:
E-MAIL: jocelinopsantos@uol.com.br
SITE: http://www.ibcppsicanalise.com.br/

Serviço:

Postura E Método Do Educador Espelho
Jocelino Pereira Dos Santos
Scortecci Editora
Educadores
ISBN 978-85-366-1579-0
Formato 14 X 21 cm 
52 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home