O FILHO DO HOMEM / João Anatalino

Existem fatos na história da humanidade que só podem ser reconstruídos através de um exercício de imaginação. Um deles foi o nascimento do filho de Maria, jovem donzela que vivia nas cercanias da aldeia de Belém, próxima a Jerusalém. O que realmente terá acontecido naquele dia em que ela recebeu a visita de um estranho jovem e depois disso se encontrou grávida do menino que viria a se chamar Jesus? Como se deu realmente essa concepção? Foi uma obra do amor de Deus para com a humanidade, ou um acontecimento comum entre dois jovens que se encontraram, se encantaram e se amaram?

Neste romance, o leitor é convidado a fazer uma incursão pela história de Israel, através de antigas fontes de informação, especialmente os Evangelhos Apócrifos e o historiador Flávio Josefo, para compartilhar de um instigante romance entre Maria, mãe de Jesus, e o guerrilheiro Judas Galileu.

Velhas e novas questões a respeito do assunto são colocadas. Qual era, realmente a missão de Jesus? Quem, ou que, era o Messias esperado pelos judeus? Quem foi Jesus e o que concluir da sua extraordinária experiência: ação política para libertar os judeus do jugo romano ou intervenção divina para dar à humanidade uma nova forma de pensar e viver?

Incorporando as recentes informações a respeito do  fenômeno Jesus Cristo, o autor nos leva a uma nova reflexão sobre o tema. Como devemos encarar o seu magistério: religião ou forma de viver? Será que não transformamos em culto uma experiência que deveria ser apenas de aprendizagem?

Esta história já foi contada de muitas formas . Esta é apenas mais uma. Não reivindica originalidade de estilo nem busca revelar fatos que já não tenham sido fartamente esmiuçados por outros autores. Sequer se procura, com as idéias e hipóteses aqui formuladas, provocar algum escândalo que possa chamar a atenção dos leitores por via da consternação ou da repulsa que sempre se vota a uma versão não muito ortodoxa de uma história que já se convencionou deva ser contada de um certo modo.

Este é um romance, e nada mais que um romance, a respeito de uma das mais fascinantes personalidades que a espécie humana já produziu: o filho de Maria.

E assim dizemos porque é dessa forma que ele é representado aqui. Como um homem, apenas um homem, que foi gerado, nasceu, viveu e morreu como todas as criaturas humanas, sem segredos e sem mistérios, a não ser aqueles que  foram  criados  pelos seus  seguidores para tentar explicar a sua extraordinária experiência.

Esta, justamente por ser tão incomum, transcendeu o conhecimento da época e ainda hoje não consegue ser explicada a contento. Por isso, continua-se a escrever livros sobre ele e assim continuará sendo, até que a própria humanidade, como um todo, consiga atingir o nível de consciência cósmica que ele atingiu.

Como se disse, não há, neste trabalho, nenhum interesse de ferir suscetibilidades nem desafiar crenças já consagradas. É apenas um romance, e como tal, tratou livremente do tema, sem prender-se a dogmas, interesses doutrinários ou quaisquer outros propósitos, além de procurar contar de outra forma, aquela que é, sem dúvida, a mais fascinante história de todos os tempos.

João Anatalino Rodrigues nasceu em Cunha, estado de São Paulo. Publicou os livros: À Procura da Melhor Resposta, um estudo sobre a aplicação das técnicas da Programação Neurolinguística na resolução dos problemas da vida (Murc, 2005), Conhecendo a Arte Real – História e Filosofia da Maçonaria (Madras, 2007) e Centúrias – um Romance Sonetado. Esta é a sua primeira incursão no campo do romance.

Serviço:

O Filho do Homem
João Anatalino
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-1547-9
Formato 14 X 21 cm 
272 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização                                                                              

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home