PROFESSORES PIONEIROS DO ITA / Vários Autores

A proposta da coleção Biografias dos Professores Pioneiros do ITA, em sua essência, é a de apresentar os segredos de como se construiu um centro de excelência do ensino de engenharia, num momento em que o brasil era ainda um país agrícola. Cada livro deverá acompanhar o progresso científico do mestre biografado, divulgando o conteúdo de seus papers e livros, através do tempo, tendo aso fundo o progresso que aquela ciência realizava mundialmente e no Brasil.

Dos 25 professores elencados como pertencentes ao grupo pioneiro, somente seis estão vivos no momento desta redação, agosto de 2009. Não devemos, pois, postergar o início desta importante e única coleção. Mãos à obra já

Acredita-se que esta coletânea de livros a desenvolver passará a ser leitura obrigatória dos profissionais que estiverem envolvidos na gestão e no desenvolvimento de instituições avançadas de ensino. Terá também um valor sentimental a todos que atuaram no ITA e no CTA, aprendendo, lecionando, pesquisando ou administrando. Enfim será uma obra de leitura e de consulta, no formato de livro cultural com forte componente científica.

As obras até agora editadas sobre a criação do CTA, ITA e suas resultantes como a Embraer, foram mais genéricas, concentrando seus textos em aspectos culturais das instituições sem almejar ir a fundo nas componentes científicas elaboradas no correr do tempo. As instituições de ensino brasileiras, consultadas para este projeto, declaram-se vivamente interessadas para sua realização.

Objetivos gerais
- Contribuir para o registro da história da Educação no Brasil
- Divulgar e resgatar aspectos desconhecidos da história recente do Brasil 
- Agregar os ex-alunos, professores, ex-professores, alunos da graduação e da pós-graduação, durante anos, num projeto comum de recuperação da memória do ITA, cimentando o entrosamento das diversas gerações.

Objetivos específicos
- Registrar e resgatar informações sobre os primórdios do ITA, por meio da biografia de seus professores pioneiros
- Perpetuar os valores e princípios que nortearam a criação do ITA, com a transmissão de informações e de conhecimento às atuais e futuras gerações de estudantes do Instituto e de outras instituições de ensino
- Divulgar a vida e a atuação dos professores pioneiros, como exemplo bem sucedido e modelo a seguir

Foi criada uma equipe de trabalho para coordenar o desenvolvimento e a execução do projeto, a saber:

Pedro John Meinrath – Diretor
Fernando Morais – Editor
Ana Paula Soares – Secretária de Redação
Carlos Magno da Silveira – Designer Gráfico

Serviço:

Professores Pioneiros Do ITA
Vários Autores

Coord. Pedro John Meinrath
Scortecci Editora
Biografias Coletivas
ISBN 978-85-366-1642-1
Formato 14 X 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home